Bolsa Família beneficia estrangeiros...


Maior programa social brasileiro, o Bolsa Família encontrou espaço para incorporar a seus beneficiários imigrantes de países vizinhos. Um levantamento feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social mostra que 6.032 estrangeiros estão hoje no cadastro do programa. Entre as famílias beneficiadas, 1.313 são chefiadas por estrangeiros. Comparado ao total de famílias beneficiadas pelo programa, 11,2 milhões, o número de estrangeiros é ínfimo. Eles representam 0,04% do total de pessoas beneficiadas, 0,01% do total de famílias atendidas. Há casos de mulheres ou homens estrangeiros casados com brasileiros, que entram na conta, ou brasileiros que tenham parentes imigrados. "Não há nenhum impedimento. Para ser beneficiário do programa o responsável legal precisa ter um documento brasileiro válido, que pode ser um título de eleitor ou um CPF", explica a diretora do Cadastro Único dos programas sociais do MDS, Letícia Bartholo. Quando legalizados, os imigrantes recebem um CPF como qualquer brasileiro. O atendimento dessas pessoas, portanto, não é irregular de acordo com a legislação do Bolsa Família. Como imigrantes legais eles possuem os mesmos direitos dos brasileiros. Há, inclusive, a possibilidade do número de atendidos aumentar: no início deste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que anistia imigrantes irregulares que tenham entrado no Brasil até fevereiro deste ano. A expectativa é que pelo menos 50 mil pessoas regularizem sua situação - é claro que apenas uma pequena parte provavelmente estaria dentro dos requisitos para se candidatar ao Bolsa Família, mas o programa, que também será aumentado até a metade do ano que vem, poderá incluir novos legalizados até lá. Apesar de não haver um levantamento detalhado, sabe-se que a maioria dos imigrantes beneficiados no programa são bolivianos e paraguaios que vêm para o Brasil a procura de trabalho, mas não conseguem sair do nível de subsistência.

A cidade campeã é Foz do Iguaçu, que está na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. No entanto, São Paulo é o segundo município que concentra mais imigrantes cadastrados no programa. São 100 famílias imigrantes e mais 154 em que pelo menos um dos membros é estrangeiro. A seguir vem o Rio de Janeiro, com 59 famílias de estrangeiros beneficiadas. No entanto, a maior parte das cidades em que imigrantes estão registrados no programa são mesmo cidades de fronteira ou próximas a elas, como Santana do Livramento e Jaguarão, no Rio Grande do Sul.

O MDS, responsável pelo programa, garante que não identificou até agora casos de fraudes - bolivianos e paraguaios que conseguiriam endereços e documentos falsos para serem cadastrados e receberem o benefício - mas essa é uma hipótese que chegou a ser levantada em municípios da fronteira. Um dos problemas identificados pelo ministério é a dificuldade que alguns municípios de fronteira estão tendo para acompanhar as contrapartidas de famílias estrangeiras, especialmente a frequência escolar. Apesar de morarem no Brasil, muitas têm seus filhos estudam do lado de lá da fronteira e, como as escolas não fazem parte do sistema brasileiro, não informam a frequência à prefeitura.


(informações da Agência Estado)

2 comentários:

  1. De novo a Bolsa famílha vai ser palco de discussão na nossa cidade.

    Espero, que desta vez não ver o nome de companheiras de vereadores recebendo o dinheiro de quem precisa!!

    Cuidado!!! desta vez a atual 1ª dama não vai se envolver, até porque já sentiu o drama do passado e o safado do médico presidente absolveu o atual prefeito.

    Mas no mínimo deve ser feita a triagem de quem ta recebendo a esmola da Bolsa Família do Presidente LULA, até porque deve ser a companheirada que não conseguiu cargo porque são analfabetos!!!

    MAs em toda falcatrua o gato sempre deixa o rabo, até porque o cadastramento foi feito pela administração do Sr. Tiririca!!!

    Só que faltava, agora que o MST foi embora, a manobra de massa dos Petrálias são os votos dos uruguaios que tem dupla chapa. hahahahahahahahah

    Será que o Ministério Público vai averiguar a situação.

    O desenvolvimento da cidade vai ser exportação de Bolsa Família.

    O Pior, o Zé Dirceu, não o diceuzinho, tá de volta para ser implantado o novo programa social o MENSALÃO II.



    O Barco dos Petralhas e dos narcoterroristas das FARC continuam flutuando por aí. heheheheheeh


    Até a próxima quem sabe com alguma novidade as listas dos bolsistas hermanos vai aparecer, espero que a Prefeitura contrate um tradutor do português para o espanhol.

    E a população humilde que votou na farsa social, segue amassando barro, doente e sem esgoto, Te manca Pref. tu não vai ter tanta sorte assim, basta um PT rebelde e tua batata vai assar!!! heheheheheheheheheheheh
    Bjos. e boa sorte até porque as famílias dos ficaram do MST tão dizendo que tu ajudaste a roubar as sextas básicas, não sou eu, são eles que viram o caminhão da prefeitura carregando a comida. DIzem quem mandar pro jornal, claro na folha não que é do companheiro chico hihihihihihihihihihihihi

    ResponderExcluir
  2. Segunda é dia de sessão na Câmara:

    Dizem alguns que os vereadores já compraram PIZZAS para comemorar a vergonha Nacional. O legislativo está derrotado pela pela própria oposição.

    Com certeza o Vereador do PTB, vai cumprir com as Leis, afinal é integro!!!

    O Do cavalo aposto todas minhas fichas que também vai cumprir com as Leis.

    O Ex Police aposto mais ainda!!!

    O Vereador que fica em pé enquanto os Ccs conversam, também aposto minhas fichas.

    Os do PT vão fazer de conta que não leram as Leis e vão votar naquilo que prometeram aos que elegeram, o que é lamentável.


    Agora é saber se o contrato do Presidente da casa Legislativa vai ser o propulsor de seu voto, na bolsa família ele já passou a mão no Pref,. Quando era vereador.



    Agora é esperar os votos para ver se o processo de caçassão será iniciado.

    Só gostaria de lembrar descumprir a Lei é quebra de decoro parlamentar, já avisei também o
    TCE e depois da votação vai ser a vez do Ministério Público, claro, os especializados, sabe os da força tarefa.

    Em tempo: e o nepotismo, será que vai também virar PIZZAS.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentario, sua colaboração é muito importante para nós.