Notícias » Brasil » Brasil Yeda chama crise de "muita fofoca" e se vê candidata

A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), afirmou nesta segunda-feira, durante o programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, que tem sido vítima da "indústria do escândalo" e que existe "muita fofoca" em meio às denúncias das quais ela é alvo. A tucana é suspeita de envolvimento em esquema de fraudes em contratos do Detran gaúcho e de caixa dois em sua campanha para o governo do Estado.

"Faz dois anos e meio que a população vê denúncias desde o primeiro jornal pela manhã até a noite. Precisamos ver a imagem que foi criada sobre uma governadora, sobre uma mulher que investiu no Estado depois de 40 anos de uma economia paupérrima", afirmou.

Pesquisa realizada pelo Ibope sob encomenda do Grupo RBS aponta que 62% dos entrevistados são a favor do impeachment da governadora gaúcha. Em sua defesa Yeda disse que há um erro conceitual na questão feita durante a pesquisa. "Qual é a pergunta? Primeiro, eles (população) não estão pedindo impeachment. A pesquisa diz: você concorda com o pedido de impeachment da governadora?".

A tucana afirmou ainda ser alvo de uma perseguição "orwelliana". "Vivemos uma era do Big Brother. O escritor George Orwell escreveu um livro chamado 1984, lá nos anos 50, que não poderia ser mais atual. Ele dizia que as pessoas seriam vigiadas o tempo todo: é uma câmera aqui, um gravador ali". E completou dizendo que essa superexposição acabou por criar uma certa novelização do noticiário. "Não existe conspiração. Existe um mercado e esse mercado é regido pelos escândalos".

Pré-candidata
A governadora negou ter recebido pedidos do PSDB para evitar sua candidatura à reeleição do Estado e evitar um possível desgaste do candidato tucano à Presidência da República. Yeda afirmou que recebeu apoio do governador paulista José Serra, um dos pré-candidatos para 2010.

"Isso é uma boa intriga, até o Serra me disse: 'Yeda nunca vi algo assim. Isso é um ataque especulativo!'", afirmou.

Além de Serra, Yeda disse que recebeu apoio do outro possível presidenciável tucano. Segundo a governadora, o governador mineiro Aécio Neves disse confiar em sua inocência. Mesmo com a avalanche de denúncias que tem sofrido nos últimos dois anos e meio, Yeda se vê como possível candidata.

"Sou pré-candidata. Enfrentei uma campanha eleitoral extremamente truculenta em 2006 e era prevista uma certa radicalização na política do Estado", afirmou. "Recebo apoio dos companheiros do PSDB. Rio Grande do Sul está se fechando entre si. Nem todos os fins justificam os meios que estão usando no Rio Grande do Sul. Essa é a diferença entre a social democracia e os outros".

Yeda disse que se tornou alvo de denúncias por conta de sua posição "mais firme e rígida" na mudança de alguns rumos. Ela ainda criticou uma possível radicalização na política gaúcha.

"Acho que mexi com muito hábitos arraigados no meu Estado, dos quais não participei e o meu partido no Rio Grande do Sul não participou", afirmou. "Houve uma polarização política entre PT e PSDB que não havia antes. Antes o Estado vivia um clima de PT contra a oposição".

O caso
O governo de Yeda tem sido alvo de acusações da Operação Rodin, da Polícia Federal, que investigou o suposto esquema envolvendo fraudes em contratos de prestação de serviços da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) e Fundação para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura (Fundae) para o Detran, e que causou o desvio de aproximadamente R$ 44 milhões dos cofres públicos, segundo o Ministério Público.

A situação ficou mais complicada depois que a revista Veja divulgou gravações mostrando conversas entre Marcelo Cavalcante, ex-assessor da governadora e achado morto em Brasília em fevereiro deste ano, e o empresário Lair Ferst, um dos coordenadores da campanha de Yeda e réu na Operação Rodin. O áudio indicaria o uso de caixa dois na campanha de Yeda para o governo do Estado.

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, no dia 5 de agosto, ação de improbidade administrativa contra a governadora e mais oito pessoas. Eles foram denunciados por enriquecimento ilícito e dano ao erário. Na ação, os procuradores pediram o afastamento temporário dos agentes públicos de seus cargos enquanto durar o processo. Mas a juíza Simone Barbisan Fortes negou o pedido de afastamento da governadora.


Temperatura cai 11°C em duas horas

Combinação de umidade e ar quente eleva risco de temporais


As condições atmosféricas no Rio Grande do Sul são preocupantes porque um ar extremamente quente e úmido começa a predominar no Estado. A região da fronteira com o Uruguai já registrou temporais, com destaque para Bagé, Jaguarão e Canguçu.

Bagé teve entre as 14h e 15h um temporal que acumulou 34 mm e vento de 80 km/h. Na cidade a temperatura das 13h era de 27,6ºC e das 15h de apenas 16,8ºC, ou seja, uma queda de 11ºC em duas horas.

Jaguarão registrou entre 11h e 12h um temporal que acumulou 35,2 mm e vento de 70 km/h. Em Canguçu, foram 38 mm de chuva acumulados e vento de 80 km/h. No Chuí, vem chovendo desde as 7h com acumulo de 43 mm de chuva e ventos que chegaram a 68 km/h.

Na maior parte do Estado o ar está muito quente, mas por enquanto o ar seco é predominante. A tarde registra temperaturas acima dos 30°C em diversas cidades:

- São Gabriel 34,8ºC
- Quaraí 33,6ºC
- Uruguaiana 35,5ºC
- São Borja 34,4ºC
- São Luiz Gonzaga 34,8ºC
- Santa Maria 34,3ºC
- Porto Alegre 32,9ºC

Durante a tarde, parte da região de fronteira com o Uruguai, mais próxima do sul do Estado, segue com possibilidade de temporais. Para a noite e madrugada, a previsão é de chuva na maior parte do Estado com possibilidade de temporais associados a granizo, ventos fortes e chuva forte de curta duração, sobretudo no centro, oeste e sul do território gaúcho.

Na Capital, a chuva deve começar à noite, com pancadas, e ocorrer ao longo da terça-feira.

Uruguai


No Uruguai, a capital Montevidéu e várias áreas do país amanheceram debaixo d'água, segundo o jornal El País. O Departamento Nacional de Meteorologia prevê precipitações de 50 a 100 mm e rajadas de vento de 85 a 140 km/h para os departamentos de Artigas, Salto, Rivera, Cerro Largo e Tacuarembó.

O departamento de Tacuarembó registrou tormenta elétrica, com ventos intensos, a partir das 5h. A região também foi atingida por ventos fortes e granizo. Em San Gregorio de Polanco, por volta das 11h houve granizo. Tormentas atingem o departamento, que apresenta alto índice de umidade.

Em Rivera, um cartaz da sede do governo departamental caiu em função dos ventos fortes na região e feriu uma mulher. Em um estádio de Melo, 20 metros de um muro despencaram também em função do vento, mas não houve vítimas. As aulas foram suspensas nos departamentos de Rivera, Melo, Durazno, Tacuarembó e Treinta y Três.

ZEROHORA.COM

NINGUÉM ME CALA!!!

@ Júlio disse...

Não tenho partido político, mas quero parabenizar esse RENATO JAGUARÃO. Que cara de coragem, em suas decisões. É o que está faltando aos políticos de Jaguarão, CORAGEM prá tomarem decisões importantes, difíceis até, mas que tragam resultados positivos ao POVO.


@ Anônimo disse...

Sou partidário, filiado ao PTB e digo que com a saída de RENATO JAGUARÃO, não mudou muita coisa em matéria de estratégia política. O RENATO segue sendo o nosso candidado a DEPUTADO. Essa é a missão do líder, apontar o melhor caminho a ser seguido e os liderados acreditarem e seguí-lo, pois caso contrário não seria LÍDER. Liderança se adquire, com ações e decisões difíceis de se tomar, exatamente como esta de trocar de partido e manter uma ótima relação com o PTB e seus filiados. Até porque no PTB dispontam nomes de peso, como NÁDIA REY e EDUARDO ZEBU. Podem acreditar, que o PTB e RENATO JAGUARÃO seguem mais fortes do que nunca.

@ Anônimo disse...

Aos amigos do comentário acima digo; nem o pt agora é pt,o governo do lula é mais da direita do que pt e retirada dos trabalhares DA ADMINISTRAÇÃO deixam os CC mais alta comprova o que digo! Veja tem gente com cc do chuí-por que naõ tirou esse,nem vota aqui!tem cc de pelotas porque não tirou-não vota aqui!não preferiu tirar os mais necessitados,O NOSSO POVO,isso é PT,tem que se convencerem que não existe mais Pt partido dos trabalhadores e sim partido dos interesses como todos os outro!Por que o batata é PT? nunca foi!!! era PMDB viu que a chance era no pt e se baldio rapidamente,por isso devemos votar nas pessoas,de prefência dignas sem passados duvidosos,não pessem só em emprego,pensem no progresso de nossa cidade e o emprego vem automaticamente! não fazam como vem fazendo,olhando a carreta que tem mais gente para votar é a... TREVA!!!

@ Anônimo disse...

RENATO JAGUARÃO, fica tranquilo que o teu POVO entende e te segue em tuas decisões. É mais um desafio em tua carreira, porém desafios não te assustam, eles fazem parte da tua trajetória de vida; até aqui eles só te fizeram crescer e ficar mais forte. PODES CONTAR COM O APOIO DOS AMIGOS DO PTB, PPS, PRB, PSDB....

@ Anônimo disse...

é inacreditavel o que o dualismo radical provoca no povo gaúcho... nos resta a derrota.
é visível o não conformismo de certas pessoas que querendo estatus, sim, isso mesmo estatus de administrador ruralista são capaz de tão baixa estima pela sua cidade e seu povo.
Falar de jaguarão pra mim é orgulho , mesmo estando longe já a 6 anos e portanto não votanto em nenhuma cicla partidaria nesta cidade; posso sim a vir criticar a este blog e seus idealizadores que poem fogo a uma população desanimada e ignorante.... assim até eu faço politicagem de merda.
** OS grandes mestres da humanidade já disserão:
- a união entre as pessoas faz tudo crescer, germinar, florescer.
infelizmente ainda existe pessoas que na ignorancia DO NÃO QUERER, prejudicam uma sociedade inteira.
EU SIM SOU ANÔNIMO...... florianópolis 04/08/09

@ Anônimo disse...

Pena que ele(batata) esqueceu que esse pessoal que foi prá rua,é a turma que gastou sola de sapato pedindo voto prá ele se eleger de novo.O primeiro escalão só aparecia na hora do aplauso.CuidaDO...VEM MAIS ELEICÃO POR AÍ.eSQUECEU?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

@ Anônimo disse...

Renato Jaguarão, se estiveres em qualquer sigla Partidaria, MENOS NO PT, EU DIVERSOS AMIGOS ESTAREMOS CONTIGO, VÁ EM FRENTE , PEÇO-LHE QUE SIGA COM O MESMO PENSAMENTO NOSSO,AJUDE NOSSA JAGUARÃO, E ISTO TODOS OS JAGUARENSES SABEM QUE TEU PENSAMENTO É NOSSA QUERIDA TERRA.ABRAÇOS.

@ Anônimo disse...

Partido Político não tem cara e nem coração, ao contrário de ti RENATO JAGUARÃO, que tens uma bela cara e um grande coração. Sei bem que mesmo sem teres mandato eletivo, já ajudastes muita gente e continuas a fazê-lo. Sei que ajudastes pessoas de outros partidos políticos, de outras siglas partidárias sem olhar a cor que pertenciam. Agora está na hora destas pessoas retribuírem o carinho com que as tratastes e te apoiarem nesta tua decisão.