Sol volta a brilhar neste domingo no sul do Estado

Depois de cinco dias de chuvas e ventos, região registra céu azul e temperaturas amenas

Enfim, o sol apareceu no sul do Estado. Depois de cinco dias de chuvas e ventos, a região comemora o céu azul, de poucas nuvens e tempo firme. Apesar do sol, nada de calor. A temperatura média é de 20º C, com sensação térmica de 15ºC.

Desde terça-feira o céu era cinza e o tempo úmido na região. Foi quando começaram as chuvas e os ventos, que desabrigaram famílias e destelharam casas em Pelotas e Capão do Leão e ainda deixaram mais de 120 mil clientes sem energia elétrica. A BR-116, interditada de quinta a sábado na altura do desvio do km 528, está liberada desde a manhã de ontem.

Segundo o Centro de Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas, a semana registrou 173 milímetros de precipitação, o dobro da média histórica de novembro, que é de 86 milímetros.

Em Capão do Leão, onde a cheia dos arroios São Pedro e Padre Doutor obrigou a retirada de moradores de suas casas, o retorno iniciou ontem à tarde. As sete famílias abrigadas no Ginásio Municipal de Esportes já deixaram o local com seus pertences.

Em Pelotas, 97 casas foram avariadas em virtude da chuva de granizo na quarta-feira. Neste domingo, a situação está sob controle. O Corpo de Bombeiros não registrou novas ocorrências.

Em Rio Grande, onde o porto foi fechado por duas vezes, a manhã teve caminhadas pelo centro histórico. Com o chimarrão na mão, as pessoas aproveitaram o sol, que há dias estava ausente.

Fonte ZH