OPINIÃO DO LEITOR.


Caros leitores, estamos vivendo um momento ímpar na cidade de Jaguarão, algumas coisas mudaram tanto que muitas vezes nos assustam.

Vamos fazer algumas reflexões, especialmente na área politica atual em nossa fronteira, alguém um dia iria imaginar que os dois maiores líderes da cidade seriam dois homens dos bairros da cidade, pois é, mas assim está dividida a nossa politica, em dois nomes.

Um deles é o atual Prefeito Cláudio Martins, que depois da sua campanha para Deputado se fortaleceu e chegou a prefeitura com muitas promessas e com muita esperança por parte do povo que o elegeu prefeito de Jaguarão.

A administração não está lá essas coisas, mas não podemos tirar o mérito de liderança do jovem do bairro Pindorama.

O fato é que se o atual prefeito não tivesse concorrido a Deputado dificilmente seria prefeito hoje.

O outro líder, também de um bairro da cidade, Vila Kennedy, Renato Jaguarão, chegou desacreditado, como zebra na política, mais reconhecido fora que propriamente na cidade onde nasceu, mas fez uma campanha certa com toda a experiência que adquiriu em sua vida política ao lado de nomes como Zambiasi.

Resultado: fez uma votação expressiva dando um susto grande e apesar de ter ficado em terceiro lugar, ficou marcado como o candidato mais querido, foi muito bem no debate, tratou bem o povo e agradeceu depois da campanha, e ao contrario que muitos diziam, não saiu fugido da cidade.

Embora atualmente esteja no Governo do Estado em Porto Alegre, continua vindo sempre a fronteira, e segue visitando os bairros, bailes e bares da cidade, mesmo sendo derrotado nas urnas.

Mas agora vem a próxima campanha, um dos líderes não poderá ser candidato, pois é o prefeito e não tem como largar o mandato que o povo lhe confiou, seu vice poderia ser, mas enfrentaria um duelo direto com o o PTBista e o resultado poderia ser arrasador, antecipando em muito o resultado das próximas eleições municipais, o que não seria nada bom para o PT.

O outro líder Renato Jaguarão, está pronto para concorrer, o único empecilho seria a desaprovação das suas contas, e esse era o grande trunfo dos adversários, mas isso não é mais, já que as contas foram aprovadas no TRE em Porto Alegre, sendo assim o caminho está livre para ser candidato.

E agora como ficam as pendengas politicas na cidade? Vamos por partes...

Alguns membros do PT acreditando que se o Renato Jaguarão fizer uma grande votação, poderá ser o novo prefeito nas próximas eleições municipais, começam a fazer uma campanha forte de oposição, chegam ao ponto de ser ridículos, pedindo para as pessoas não votarem no candidato da terra, e proibindo algumas de colocar qualquer manifestação de apoio em jornais ou na internet.

Isso tudo tem uma explicação lógica, o Cláudio fez 8500 votos em jaguarão, se o Renato fizer mais do que isso, começa desenhar uma vitória antecipada para prefeitura. Alguém tem alguma dúvida disso? Alguns membros do PT não tem.

Além disso tem o PP e o PMDB, dois partidos tradicionais na cidade, que também querem entrar nessa fatia, os dois partidos estão carentes de lideranças, e tem pouco tempo pra criar uma a altura do Cláudio Martins ou do Renato Jaguarão.

Sendo assim a dúvida começa. Fortalecer o Renato Jaguarão seria bom ou ruim? A quem diga que seria melhor o Renato na Assembleia, pois poderia apoiar um candidato da direita, saindo da disputa para prefeito, Quem sabe Lucinha ou Enio (PMDB), Dr, Renato ou até mesmo o Antônio Carlos (PP), difícil e convencer o PTBista a desistir da prefeitura...mas politica é política...

Mas vamos aos fatos, será que jaguarão não merece um representante, um deputado na Assembleia Gaúcha? O certo é que estamos abandonados na fronteira, sem um líder para clamar nossas necessidades.

E o povo, vai deixar de votar em um candidato da terra? Vamos recordar um pouco, Cláudio Martins mesmo sendo do PT que tem muito mais rejeição que o PTB, fez uma votação histórica, e cabe lembrar que os partidos de direita fizeram oposição a campanha do Cláudio, mas nada adiantou ele fez 8500 votos, lembram? e nem um candidato de fora conseguiu entrar forte na cidade, alguns lideres partidários da cidade, estão dando explicações até hoje aos seus deputados, que envestiram dinheiro e não tiveram uma votação satisfatória, como tinham quando a cidade não tinha candidato da terra.

Vamos continuar relembrando, é sempre bom relembrar, o possível candidato Renato Jaguarão foi o único politico jaguarense que colocou uma nota no jornal da cidade pedindo para a população votar no candidato Cláudio Martins, pois o PTBista sempre defendeu o voto útil, distrital da terra.

E agora como fica, será que o atual prefeito fará a mesma gentileza?

A verdade é que o povo não esquece essas coisas, e de nada adianta fazer oposição a um candidato da terra, a não ser que o lancem um candidato da terra também, como vão pedir para as pessoas deixarem de votar em um candidato jaguarense para votar em um de fora, seria no mínimo estranho...concordam?

Mas a verdade é que nos últimos dias existe um grande movimento nos MSNs e nos ORKUTs dos internautas da cidade, estudantes jaguarenses das universidades de Pelotas e Região, jovens, senhoras, senhores, em fim todos que de alguma forma estão conectados no mundo virtual.

A campanha é em defesa do candidato da terra, as pessoas começam a colocar em suas páginas a frase “Eu voto Jaguarão para Deputado” o que é permitido, pois é uma manifestação individual de cada cidadão por iniciativa própria, isso mostra que será difícil fazer uma oposição ao candidato jaguarense.

Agora para finalizar, não seria o certo votarmos todos no candidato que nos representa, que é da nossa cidade, que temos contato? Bem isso só saberemos no ano que vem, mas uma coisa é certa, o que eu não quero e ver um jaguarense fazer mais votos fora do que na cidade dele, isso seria muito constrangedor, mas como a população é muito mais jaguarense do que partidária, tenho certeza que votaremos em um nome nosso, seja quem for, seja de qual partido for, mas votaremos em um candidato da nossa terra. Eu estou certo disso, pois já mostramos nas eleições passadas para deputados, quando o nosso Prefeito teve a maioria dos votos para deputado estadual.

Abraços,

João Carlos


Inscrições para vestibular da UFSM se iniciam na internet nesta segunda

Pela primeira vez, as inscrições para as provas serão totalmente online.
O vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) só ocorre em janeiro, mas, na prática, a corrida por uma vaga começa nesta segunda-feira. A partir das 8h, candidatos de todo o Brasil poderão se inscrever para o vestibular de verão da universidade, que oferece 3.642 vagas em 93 cursos – distribuídos nos campi de Santa Maria, Silveira Martins, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. O prazo termina em 30 de outubro.
Pela primeira vez, as inscrições para as provas serão totalmente online,
no site da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves).
O fato de o cadastro ser feito em computador não dispensa a leitura atenta do Manual do Candidato, que estará disponível para download no site também a partir de hoje. Nele, constam dados sobre a universidade e seus cursos, além de detalhes do processo seletivo e da própria inscrição. Portanto, antes de começar a digitar seus dados, o aspirante a aluno deve ter lido e entendido o manual.
O cadastro é dividido em etapas. Na primeira, o candidato acessará o site e indicará qual curso gostaria de cursar, em qual campi, escolhe um idioma para a prova de língua estrangeira e diz se vai concorrer à vaga por um dos sistemas de cotas – afro-brasileiro negro, aluno de escola pública, portador de necessidades especiais ou indígena – chamados de Cidadão Presente A, B, C e D, respectivamente (quem não se enquadrar em nenhuma cota, pertence à categoria E). Quem optar pela de afro-brasileiros terá de preencher um formulário de autodeclaração que aparecerá automaticamente na tela.
Para terminar, o aluno informa o e-mail e cria uma senha. Em seguida, ele terá a chance de revisar as informações. Se houver algo errado, é só consertar. Após a revisão, basta salvar os dados e imprimir o boleto bancário.
A segunda etapa é curtinha: pagar o boleto, em qualquer banco ou lotérica. A taxa de inscrição ao vestibular custa R$ 75. Depois dela, o candidato pode relaxar. A terceira fase só começa no ano que vem. Siga lendo a reportagem, que a gente conta o que acontece.
O material de divulgação do vestibular vai homenagear o santa-mariense João Cezimbra Jacques. Autor do primeiro livro escrito aqui – e do conto que deu origem à Lenda de Imembuí –, Jacques foi um dos fundadores da Academia Rio-Grandense de Letras e do Grêmio Gaúcho, que deu origem aos atuais CTGs, sendo, por isso, patrono do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
A iniciativa é do projeto Da Nossa Terra, Nosso Orgulho, que visa a divulgar as riquezas culturais do Estado por meio da campanha do vestibular.


Fonte:Clic RBS

Segunda-feira será de tempo seco e ensolarado


Em Porto Alegre, os termômetros chegam a 9°C.
A semana inicia com tempo firme e sensação de frio no Rio Grande do Sul. No último dia do inverno, o tempo seco e ensolarado deve predominar. A presença do sol aos poucos diminui a sensação de frio da manhã, mas ainda não chega a provocar calor durante a tarde.Em Porto Alegre, os termômetros chegam a 9°C e a máxima deve alcançar os 21ºC. No alto da Serra há risco de formação de geada em alguns pontos. Em São José dos Ausentes, a mínima chega a 3°C. No noroeste gaúcho, os termômetros durante a tarde oscilam ao redor dos 25°C.Chuvas na primavera A chuva que marcou o final do inverno no Estado deverá continuar acompanhando os gaúchos neste começo de primavera. Conforme o boletim climático para o próximo trimestre, elaborado pela Universidade Federal de Pelotas, em parceria com o 8º Distrito de Meteorologia, as precipitações deverão ficar acima da média durante toda a estação, que começa nesta terça-feira, às 18h18min. O mês de outubro deverá ser o mais chuvoso. Em novembro, a maior tendência de aumento de chuva se concentra no norte do Estado, enquanto em dezembro o Centro-Sul deverá registrar mais precipitações. Quanto às temperaturas, julho foi o mês mais gelado do inverno, com destaque para uma massa de ar frio que passou pelo Rio Grande do Sul nos dias 24 e 25 de julho, levando os termômetros para -5,8 ºC em Cambará do Sul e 0º C na Capital. Mas o inverno gaúcho também teve temperaturas dignas do verão, todas registradas em agosto: Campo Bom alcançou 35,3ºC no dia 15, enquanto Porto Alegre marcou 33,6ºC no dia 16

Fonte:Clic RBS