Produtividade do arroz é debatida em Arroio Grande

O Instituto Riograndese do Arroz (Irga) realizou nesta segunda-feira (27) em Arroio Grande encontro para abordar estratégias de aumento da produtividade na lavoura arrozeira. participaram produtores dos municípios de Pelotas, Pedro Osório, Capão do Leão, Herval, Pedras Altas e Jaguarão. A reunião aconteceu às 19 horas, no Clube Caixeiral.
Os agricultores conferiram os resultados da safra 2008/2009 de Arroio Grande, além de assistirem a palestras sobre qualidade de sementes de arroz, estratégias de controle de arroz vermelho, Movimento Todos Unidos Contra o Arroz Vermelho, sucesso de manejo da Granja Quatro Irmãos e rotação de culturas de soja e arroz. Participaram o diretor-técnico do Irga, Valmir Menezes, pesquisadores, agrônomos, técnicos e produtores da região.

Pelotas tem primeiro óbito por suspeita de gripe A

A Secretaria de Saúde (SMS) de Pelotas divulgou na tarde desta segunda-feira (27) o primeiro caso de óbito em que o paciente apresentou sintomas da gripe A (H1N1). O homem de 47 anos morreu às 15h de sábado (25), no Hospital Escola da FAU. O boletim informa morte por septicemia (infecção que ocorre no sangue, causado pela proliferação de bactérias e toxinas), sem causa definida. A Vigilância Epidemiológica aguarda resultado de exame do Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre, para saber se o paciente realmente teve a Influenza A (H1N1). Outras oito pessoas estão internadas com suspeita. O boletim divulgado pela prefeitura também demonstra o aumento de casos suspeitos na cidade. A última informação era de que havia 17 casos. No início da tarde, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Regina Gomes, havia divulgado 21 suspeitos e no final do dia atualizou os dados para 24 casos.Segundo Maria, os cinco pacientes que estão internados deste o final de semana estão tomando o medicamento Tamiflu e até esta segunda apresentaram evolução favorável.DeterminaçõesEm decorrência do aumento de casos suspeitos da nova gripe, o secretário de Saúde Francisco Isaías determinou a suspensão para os servidores/funcionários da SMS de novas autorizações para gozo de férias, licenças, participações em cursos, congressos e seminários. A Ordem de Serviço também estabelece que os deslocamentos para fora do município só deverão ocorrer por motivos assistenciais, relacionados à Influenza A (H1N1) e questões legais, sempre com autorização prévia do Gabinete.O Departamento de Vigilância em Saúde intensificará orientações às instituições públicas e privadas sobre o manejo das situações em que estejam envolvidas concentrações de pessoas em locais fechados, principalmente na área da educação.
Fonte: Diário Popular

Querências do Mate é aprovado pela Aturvarp

Presidente da Aturvarp, Heitor Paniagua, representante de Passo do Sobrado, Elto Dettenborn, Venâncio Aires, Sérgio Rosa, diretor da SETUR, Renato Jaguarão, e representante de Vale Verde, Cláudio Froeming

O Projeto Turístico Querências do Mate, idealizado pelas prefeituras de Venâncio Aires, Vale Verde, Passo do Sobrado, Sério, Boqueirão do Leão e Barros Cassal é apresentado para a Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo.
O projeto que visa o asfaltamento da RS 422 e RS 244 através da valorização turística do local, foi apresentado durante a reunião na quarta-feira, dia 15, em Encruzilhada do Sul.
Conforme o coordenador de Turismo de Venâncio Aires, Sérgio Rosa, esteve presente no encontro regional, representantes de 11 municípios do Vale do Rio Pardo, secretaria estadual de Turismo, Conselho Regional de Desenvolvimento, Universidade de Santa Cruz do Sul, Afubra e agências regionais. “Na oportunidade, pudemos explanar aos municípios que ainda não conhecem o nosso trabalho, a importância da união e esforços para buscar um objetivo. Saímos do encontro com a certeza de que estamos no caminho certo e com respaldo de toda a nossa região”, comemora Rosa.
Na tarde de sexta-feira, dia 10, uma reunião na prefeitura de Venâncio Aires uniu gestores de turismo dos seis municípios para integrar os profissionais e estabelecer as próximas ações do grupo.
Na terça-feira, dia 21, o projeto terá mais duas etapas a serem cumpridas. Às 14h acontece uma reunião com o diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Vicente de Britto Pereira, e às 16h o projeto será apresentado para o secretário estadual de Turismo, José Heitor de Souza Gularte.

Fonte: Ass. de Imprensa Prefeitura de Venâncio Aires

NINGUÉM ME CALA!!!

@Anônimo disse...
Que esta vida é uma luta todos nós já ouvimos dizer e assumimos como verdade quase sempre. O que muitas vezes não sabemos é se as nossas pequenas lutas quotidianas valem mesmo a pena ou se realmente andamos a perder tempo e energia a lutar contra moinhos de vento. Será que realmente vale a pena arquitectar e levar a cabo aquela pequena vingançazinha? Será que vale trabalhar até cair para o lado, dias e dias a fio relegando para segundo plano outras coisas? Será que vale aquele berro ou aquele amuo que muitas vezes não têm fundamento nenhum? Questiono se muitas vezes não percamos tempo em lutas irreais... O que eu não questiono é que para essas mesmas lutas, reais ou irreais, para as derrotas e vitorias , todos precisamos de um sancho pança. O Sancho Pança, o fiel companheiro com quem mais do que lutar gostamos de partilhar o gosto da vitória, o amargo da derrota, a desilusão do engano, a risota do gozo. O Sancho Pança que mesmo sabendo que gastamos parte da nossa jornada em moinhos de vento, nos acompanha e nos tenta manter longe da senilidade.

Ao meu amigo Sancho Pança...
@ Anônimo disse...
Amigos blogueiros eu vi!!!!
Com certeza muita gente também viu...Sexta feira, muito frio, em algum bar da cidade, nesse foi um sucesso a inauguração da festa do Gijo!!
Falar nisso, o Gijo é um promotor de festas muito bom, agrada seus seguidores, é tocando, cantando e relembrando as maiores músicas da época. ROCK, METAL, PROGRESSIVO e muitas belas letras que fizeram épocas.
Tocou até Rau... Mamãe não quero ser prefeito pode ser que eu seja eleito... alguém pode querer me assassinar...
Parabéns Gijo, sexta tem mais, assim espero.
Embora lotada a festas pelos CCs da Prefeituras e de alguns vereadores do PT.
O point, contou com a presença de Renato Jaguarão e outros PTBista e PPSs.
Muita dança, muita cerveja e uísque!!!
Inicialmente as ideologias afastaram os políticos e CCs do contato amistoso e simpático dos Jaguarenses.
Há! a política, o que ela faz com as pessoas... que pena.
Lá pelas quatro horas da matina, ao que parece o bom sensu ou a gelada, aproximou os rivais políticos.
Dançando lá estavam todos, sem misturar-se é claro, as vezes o copo de cerveja já não tinha mais marca, afinal o "goró" estava fantástico.
Já havia troca de sorrisos e beijinhos de cumprimentos.
A Música e a boa a bebida, embriagou os sentimentos das rusgas ainda do tempo de campanha.
Pena! que o amor ali instalado, que já fora ódio, divorciou os candidatos de hoje ter um governo popular, aberto e com muitos recursos pra city.
Mas conforme a noite ia passando notei que ali estava talvez um início de uma aproximação, mas é preciso muito mais que isso para curar as chagas profundas da rivalidade do vice e do RJ, até porque proliferou o ódio entre seus simpatizantes que afloram a raiva em apenas escutar o nome daquele que deflagrou a batalha entre PT e PTB, “vice”, isso ainda pode ter concerto, basta entender a temática das coisas que eles se entenderão.
Até o Zambica já se entendeu com o Tarsito...
O PTB é o maior partido trabalhista que luta pelos direitos do trabalhador.
O PT partido dos movimentos sociais entre eles o MST.
No cruzamento bastava apenas discutir o trabalho como ascensão de um novo povo, a Indústria, as fábricas de pequeno porte , o turismo e outro s mais poderiam ser alvos de ambos partidos para realizar o senho do trabalhador, que apenas quer ter emprego para não mendigar as custas da exploração capitalista de hoje em jaguarão, sem contar dos míseros empregos ofertados pelos fazendeiros.
Vereador Arion estava na balada é um bom rapaz, este gosta de ter a imagem do RJ, ta quase igual, acredito que falte a capa, pois o resto já tem, até aparelho nos dentinhos.
Pois é o Menino Vereador pode pagar o preço do comando desenfreado de um lunático que está exterminando com parte de seu partido, hoje é flagrante sua divisão quem já fala em PSOL da companheira Luísa Helena e da luciana.
Amigo Leonir, pega ele, junto com o menino Arion, você tem muito mais voto.
Sem falar da explosão partidária que internamente vai de mau a pior, voltou o José Dirceu, para seccionar opiniões dos Ptistas e aliados, não vai ser bom a Mensalão II ou vai...
Finalmente, alguém, que merece ter o crédito, de quem sabe, uma nova postura, partidária.
A Menina vereadora.
Ela não deveria ser alvo de comentários maldosos por terceiros.Seus olhos encantadores, já desperta, corações dos adversários.
Tá aí a magica dos argumentos que entrelaçam o bom entendimento, mais adiante, com certeza a bela princesa dos santinhos, despertará o carisma necessário para se fazer política moderna, de conforto a população que a elegeu.
Sei! dentro de seus conceitos ainda impera a filosofia de fazer mais pra quem precisa, nem que seja sacrificando os seus, mas isso passa.
Como dizia a musica do Belchior que tocou na balada...Tenho vinte poucos anos de sonho e de América do Sul...
HÁ QUE FRIZAR! Que sua vida particular está muito além do seu intelecto enquanto mulher!
É bela, mas Fera também, busca ainda atacar aqueles que pode compor um dia, aí peca!
Falando nisso, será que pode compor mesmo... sei lá!
São os cupidos resolutores de muitas crises!
Há necessidade de mudar e repensar um novo modelo de política organizada e voltado para o que temos, pois serão dois anos de muita penúria.Muito ao contrário que imaginas, teus adversários são muito mais internos, do que os demais!Finalmente para terminar essa dramaturgia românticaÉ preciso pedir perdão para ser perdoado!
É preciso usar mais a inteligência que emoção!
Ou então, para Deus abençoar esse casamento vai ser preciso a Salomé.

@ Anônimo disse...
Roberto Carlos,só conheço o cantor!tem alguém em santa vitória com esse nome?candidato a deputado?Funcionario da prefeitura? precisa aparecer mais e atuar mais junto ao povo,acredito!

@ Anônimo disse...
Segunda é dia de sessão na Câmara:
Dizem alguns que os vereadores já compraram PIZZAS para comemorar a vergonha Nacional.
O legislativo está derrotado pela pela própria oposição.
Com certeza o Vereador do PTB, vai cumprir com as Leis, afinal é integro!!!
O Do cavalo aposto todas minhas fichas que também vai cumprir com as Leis.
O Ex Police aposto mais ainda!!!O Vereador que fica em pé enquanto os Ccs conversam, também aposto minhas fichas.Os do PT vão fazer de conta que não leram as Leis e vão votar naquilo que prometeram aos que elegeram, o que é lamentável.
Agora é saber se o contrato do Presidente da casa Legislativa vai ser o propulsor de seu voto, na bolsa família ele já passou a mão no Pref...
Quando era vereador.Agora é esperar os votos para ver se o processo de caçassão será iniciado.Só gostaria de lembrar descumprir a Lei é quebra de decoro parlamentar, já avisei também o TCE e depois da votação vai ser a vez do Ministério Público, claro, os especializados, sabe os da força tarefa.Em tempo:
E o nepotismo, será que vai também virar PIZZAS.

@ Maria disse...
A respeito da matéria do retorno de Zé Dirceu, só podemos lamentar...Quando um político passa pelo que ele passou e continua fazendo falta a seu partido, o PT, é porque estão desfalcados de políticos mais qualificados. É um verdadeiro culto à safadeza.

@ Anônimo disse...
CONVERSO,E MUITO,COM A POPULAÇÃO E TODOS SÃO UNÂNIMES EM SUAS OPINIÕES,ESTÃO DESCONTENTES COM O ATUAL PREFEITO,DECEPCIONADÍSSIMOS COM SUA FORMA DE GOVERNO,QUE É NÃO FAZER NADA,E FAZER COISA ALGUMA.CAUSA REVOLTA ENTRE OS MUNÍCIPES ESSE JEITO DE GOVERNAR,E PIOR QUE TEMOS QUE ESPERAR PACIENTES.O TEMPO PASSAR PARA REVERTERMOS ESSA SITUAÇÃO.MAS FAZER O QUÊ???ESPERAR É O JEITO. O "MST"LEVANTOU ACAMPAMENTO DE JAGUARÃO,E OLHA QUE EM DIVERSAS CIDADES ESSE MOVIMENTO DÁ CERTO,AQUI ELES NÃO CONSEGUIRAM SE ESTABILIZAR.SERIAM 104 FAMÍLIAS QUE SERIAM BENEFÍCIADAS,PARARIAM DE PASSAR NECESSIDADES.MAS AQUI NÃO DEU CERTO!PARADOS NO TEMPO,CONTINUAREMOS,LUTANDO POR DIAS MELHORES PORQUE SOMOS UM POVO GUERREIRO,E NÃO DESISTIREMOS DE NOSSOS SONHOS ,AINDA CHEGARÁ A NOSSA VEZ E PODE APOSTAR QUE SE DEPENDER DE FORÇA DE VONTADE DE LUTAR,TEMOS MUITA.

Dirigentes de ala do PT defendem extinção do Senado

O governo e o PT vão calibrar o discurso sobre a crise política diante do agravamento da situação do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é cada vez mais aconselhado a "lipoaspirar" os elogios ao aliado e a dizer que se trata de "assunto interno do Congresso", dirigentes do PT defendem abertamente a extinção do Senado.Sem efeito prático no momento, pois só poderia sair da prateleira numa reforma constitucional, a polêmica proposta consta da plataforma da corrente Mensagem ao Partido, capitaneada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro."Os debates sobre o unicameralismo ou sobre as restrições ao poder revisor do Senado e sua composição (...) devem ser retomados pelo partido", diz um trecho do programa do grupo de Tarso para a disputa que vai renovar, em novembro, o comando nacional do PT.O texto preliminar era ainda mais duro: dizia que a crise no Senado "relembra o arcaísmo desta instituição vinda do Império". Tarso, porém, considerou o comentário excessivo e a observação foi retirada do documento apresentado pela chapa.Candidato do grupo à presidência do PT, o deputado José Eduardo Martins Cardozo (SP) admitiu haver uma discussão jurídica sobre a viabilidade da proposta. O motivo é que, na opinião de muitos advogados, o modelo de representação do Congresso - composto por Senado e Câmara dos Deputados - seria uma "cláusula pétrea", que não pode ser modificada na Constituição."Eu não acho que se trate de cláusula pétrea e acredito que o partido deve resgatar sua vocação de propiciar o debate político", afirmou Martins Cardozo, hoje secretário-geral do PT. "Não podemos ficar só em torno de disputas internas." De qualquer forma, uma emenda à Constituição precisa ser aprovada em dois turnos de votação, com 308 votos na Câmara e 49 no Senado.Adotado em vários países, como Suécia, Finlândia, Portugal, Nova Zelândia, Dinamarca e Noruega, o sistema unicameral é mais um assunto que divide o PT. "Sou contra", disse o presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra, que encabeça a chapa da corrente Construindo um Novo Brasil para o comando do PT. "Pode-se discutir as prerrogativas do Senado, mas não acabar com ele."Para Markus Sokol, candidato à presidência do PT pelo grupo O Trabalho, tanto a existência do Senado quanto a aliança do governo Lula com o PMDB são "aberrações" do ponto de vista da democracia. "Sarney agora é o pedágio que o PT paga pela manutenção dessa aliança", provocou Sokol.

Fonte: AE