SOMOS DIA, ENQUANTO DURE... CRÔNICA...

Tem coisas nessa vida que realmente nos surpreende, a final cada dia é bem diferente do outro, aquele outro que passou por nossa vida, há pouco tempo atrás, ali naquela esquina, naquela rua.

Ah! Os nossos dias... Alguns são inesquecíveis, guardamos data, hora, minuto, local, faces, olhares, outros se quer lembramos.

Sem falar aqueles que por vontade própria, damos um jeitinho de apagar da memória, sem cerimônia alguma, apagamos com tamanho querer, que realmente juramos nunca terem existido, nós, seres humanos, quando queremos muito, temos uma força de convencimento inacreditável.

Um dia desses, movido pela magia transcendente e pelos passos que damos em milhões de direções, resolvi escrever um livro, desses que contamos a nossa vida, cada detalhe, forçando o pensamento para lembrar-se de tudo, escrevendo capítulo por capítulo, pacienciosamente, revivendo o passado, ou grande parte do passado. Recordar é viver disse um dia o poeta. Será?

Nas lembranças buscamos os momentos mais poéticos, mais românticos, e como tempero, os mais dramáticos, são esses tópicos da vida que marcam e nos acompanham por anos, estampados em nosso rosto, em nossa transformação inevitável.

Vivendo, me entregando, varrendo madrugadas, em poucos meses eu havia escrito algumas dezenas de páginas, narrando os mínimos detalhes, cada passagem, cada cenário, cada coadjuvante, cada sentimento fragmentados em minha consciência.

Depois de ter esgotado todas as minhas lembranças, que surgiam como lampejos imersos em emoções, resolvi dar uma olhada na obra que espelhava o meu ser, parágrafo por parágrafo minuciosamente, como quem examina um pergaminho.

Notei que algo estranho me possuía na medida em que eu ia lendo cada capítulo, algo que ia me causando estranheza, impaciência e acima de tudo frustração, a final ali estava a minha vida, ou será que não? Ela deveria fazer parte de cada escrita, cada letra.

Mas na verdade eu desconhecia aquele personagem, as ações, as angustias, as decisões. Porque disse sim, quando deveria dizer não, porque calou quando gritar seria o certo, porque se entregou quando deveria ter fugido, porque renunciou se o sensato seria se dar por inteiro, porque votou naquele candidato? rssss...

Assim são os momentos da nossa vida, os nossos dias, tão diferentes que ficamos irreconhecíveis, até mesmo quando narramos nós mesmos. O que fomos ontem não somos hoje, os valores são infinitamente diferentes.

E o grande amor, aquele! Não nos causa nem mais prazer, as lágrimas derramadas se tornam dignas de risos. Quantos já não fingiram não conhecer a antiga paixão? Colírio dos nossos olhos, um dia, hoje sem beleza, sem sex appeal... Quem ao ver de longe, já não trocou de calçada? Quando estava prestes a consumar o até então, desejado re-encontro casual...

Lembram os segredos apavorantes, guardados a sete chaves? Tornam-se piadas, bobagens sem nenhum fundamento. O primeiro beijo? A primeira masturbação? A primeira menstruação? Deus nos livre se alguém soubesse... Hoje, contamos sem cerimônia alguma, nas rodas de shoppinho dos happy hours diários...

E os caminhos? Aqueles que decidimos em determinados momentos, ah... Quanta idiotice, burrice, mas necessários, diria um analista, aqueles de plantão que vive em nossa volta, pronto para entender e nos mostrar a saída certa pra tudo “Amigos”... Eles estão em todos os nossos dias, alguns descobrimos que se quer foram um dia, mas outros julgamos eternos.

Escolhas, amigos, amores, idiotices, fizeram parte da caminhada para chegarmos ao dia de hoje.

Mas a pergunta mais intrigante é saber onde estão aqueles dias que não lembramos? Tamanho a insignificância dos mesmos, porém às vezes, melhores e marcantes para os que viveram o mesmo dia desprezível, ao nosso lado. É bom dizer que existem loucos pra tudo... Eles devem lembrá-los.

Hoje, muitos temos um grande amor, alguém que nos da prazer, um objetivo, algo para escrever, momentos pra sorrir e pra chorar, temos amigos, analistas.

Amanhã... Esse dia será apenas lembrança ou sequer lembraremos, será inesquecível ou insignificante.

E onde ficam os amores, os objetivos, as lágrimas e os sorrisos?

Talvez fiquem nas páginas de um livro de sua autoria ou nas lembranças de centenas, milhares de pessoas que de alguma forma passam por nossa vida.

Mas nem tudo está perdido, temos o dia de hoje, temos um grande amor, ou estamos buscando um, temos motivos para sentir cada minuto, temos metas, o futuro, e ele nós fizemos.

Que importa o dia de amanhã? Quem somos na cadeia alimentar? A final não somos eternos, mas somos dia enquanto dure...


Renato Jaguarão


NINGUÉM ME CALA!!!

@ Anônimo disse...

Vamos recorrer ao blog do jaguar. Pois com certeza não e bb mas eles dão uma espiadinha . Gostaria que se tiver secretaria de obras favor darem uma olhadinha na Cristovam Colombo, entre a 15 de novembro o mato que esta. por favor assim não da . ainda tem gente que fica furioso quando se comenta sobre a administração. Gostaria de saber, será que essa Empreiteira não tem pouco pessoal? Se for talvez seja para sobrar mais no caixa. E a administração deve ser sabedora e esta conveniente com a atual empresa, não e por nada, e que eu acho muito pouco pessoal. Olhando assim de fora.



@ Anônimo disse...

Muito importante o comentário sobre mulher madura!!! É inteligente quem as vê sob este aspecto!!! Sou mulher, sou madura, sou d bem com a vida, sou feliz e muito bm resolvida, pena q a grande maioria ñ consegue enxergar isso !!! eu sou mulher e vc nasce d uma mulher, continuemos a valorizá-las!!! Só ñ alcança seus objetivos qm ñ quer!!! Você mulher é superior ao próprio tempo !!!


@ Anônimo disse...

Bom dia a todos que acessam o Blog du Jaguar.
realmente o blog é uma ótima forma de manifestação já que os veículos de comunicação (salvando-se poucos) infelizmente não cumprem de a imparcialidade.
Porém venho por uma questão e gostaria que o Blog ou o próprio Renato me responda... NAS ELEIÇÕES DESSE ANO, O RENATO SERÁ CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL, perfeito, acho bom candidatos da região, porem quando voto, penso em um deputado que cumpra 4 anos de mandato, tempo suficiente para fazer um ótimo trabalho... só que vejo pessoas próximas ao Renato dizendo que ele vai ser o prefeito da cidade, então estão afirmando que o Renato se ganhar (e acho que tem grande chance) só cumprirá 2 anos (menos pois precisa se licenciar), ou então será depois de cumprir o mandato (2 eleições municipais).
Vejo como exemplo o Marroni em Pelotas, ele era suplente de deputado, após a vitoria de um candidato de OUTRA REGIÃO ele assumiu o posto, então quer dizer que passarei dois anos com a possibilidade de um suplente de outro lugar assumir o mandato...
Não estou contra nem a favor, sou democrático e sincero, acho que todo trabalho tem um tempo de duração, e é melhor fazer um bem feito do que dois mais ou menos... acho que o próprio Renato acha isso, obrigado e espero respostas.


@ Anônimo disse...

Eu tive o prazer de participar de toda a campanha do PT, me convenceram de apoiá-los, hoje eu penso, como fui enganado. Claudio e Fred nunca mais, que voltem para seus empregos de origem. Nas próximas eleições não voto para mais ninguém, não quero nem saber mais de visitas de políticos em minha casa, vão ser maltratados.


@ Anônimo disse...

Sou jaguarense, adoro minha cidade, moro em Santa Catarina e aqui já chegaram as notícias do PÉSSIMO GOVERNO que o PT está realizando em Jaguarão. É uma pena...


@ Anônimo disse...

PARABENS. a busca pelo simples governar trasforma as pessoas e isso e triste a verdade venho a tona PARABENS Antonio Carlos pela tua pessoa fosses,inocentado.tentaram manchar tua caminhada política e a justiça ta de parabéns. Pode ser que um dia JAGUARAO queira real mente um governo de verdade. Que tenha uma família um verdadeiro suporte.por favor eleitores não vão atrás de promessas e nem atrás de falatórios. Eu quero aqui desabafar. O ANTONIO CARLOS MARQUES só não ganhou ate hoje porque ele não sabe mentir. Os microfones são bem usados por grandes cantores ou por políticos mentirosos. e eu que venho da pobreza cheguei a conclusão que os maus governantes querem os eleitores ignorantes.e analfabetos.e aprova esta ai esse governo que ta ai usou e usa bem o microfone .me desculpa os blogueiros do jaguar, o meu desabafo. Cada povo tem o governo que merece.


@ Anônimo disse...

Parabéns ao Piquete General Osório por mais esta edição de concurso de redação nas escolas. Cada vez mais se torna necessário estimular os estudantes para conhecer e valorizar a cultura gaúcha, além de aprender a escrever melhor e realizar boas leituras. Parabéns Tibério por essa iniciativa, visto que os dirigentes da cultura local, ultimamente, voltou-se apenas para festinhas e alvoroços. Um abraço a toda gauchada fronteiriça.


@ Anônimo disse...

VALEU O COMENTÁRIO SOBRE NÓS MULHERES... ESSE BLOG É DE D+.OBRIGADÃOOOO PELA PARTE QUE ME TOCA.AMO SER MULHER E SOU MUITO FELIZ POR ISSO.


@Anônimo disse...
EU ESTIVE ESTA SEMANA A PRIMEIRA VEZ EM RIVEIRA, E NAO SABIA QUE NAO PODERIA JUNTAR AS COTAS, E TB PENSEI QUE PODERIA PAGAR NA HORA, FUI PRO JOGO DO INTERNACIONAL E APROVEITAMOS E TROUXEMOS UM SPLINT, E FOI RECOLHIDO PRLA RECEITA, EU SOU RESIDENTE AMERICANA, E SEI QUE QUANDO SE EXDEMOS A COTA, TEMOS A OPÇÃO DE PAGAR NA HORA, E NAO TIVE ESSA OPÇÃO, GOSTARIA DE SABER O PQ, E COMO POSSO RECORRER. FICO MTO GRATA, SE ALGUEM ME INFORMAR COMO PROCEDER. ESTE É MEU EMAIL, PATIP283@MSN.COM


@Anônimo disse...

Escutei o Renato Jaguarão dar entrevista na rádio de Herval, ele pedio para votarem em candidatos da região, e o mais interessante é que ele falou que não estava defendendo só o nome dele. pois as pessoas devem votar em qualquer candidato que seja da região, eindependente de ser nele ou não, quero dar os parabéns e dizer que aqui em Herval ele vai ter muitos votos, principalmente por ser assim, sem egoismo e um batalhador por nossas cidades do extremo sul, quem dera que todos os candidatos fossem assim, subir sem detonar os outros. esse tem futuro.


PESQUISA DO METHODOS EXCLUSIVA PARA O BLOG DU JAGUAR.

BLOG DU JAGUAR TEVE AGORA POUCO ACESSO EXCLUSIVO DO RESULTADO DA PESQUISA METHODOS

Segundo o Instituto estes são os resultados para as eleições 2010.




Os números:


GOVERNO DO ESTADO

TARSO GENRO (PT): 37%

FOGAÇA (PMDB): 31%

YEDA (PSDB): 10%

BETO ALBUQUERQUE (PSB): 8,7%

LARA (PTB): 1%


SENADO

RIGOTTO (PMDB) : 49,8%

PAIM (PT) : 46,4%

ANA MELIA (PP) 33,5%


PRESIDENTE

SERRA ( PSDB ) 41%

DILMA (PT) 25%

CIRO GOMES (PSB) 12%


PESQUISA PARA O GOVERNO DO ESTADO!!!

Contratado pelo PSDB, o instituto Ipsos apurou as seguintes intenções de votos para governador do RS em outubro:

Tarso Genro 30%
Fogaça 28%
Yeda Crusius 16%.


Quando o alto comando do PSDB desceu em Porto Alegre para apoiar Yeda, esta semana, o Partido já conhecia a pesquisa. O crescimento de Yeda é muito grande. Segundo o último DataFolha, ela tinha apenas 8% dos votos.

Nesta segunda, o Instituto Methodus entregará ao deputado Beto Albuquerque o resultao da pesquisa aplicada quinta e sexta para governador do RS.

Fonte: Polibio Braga/ PSDB