Ele criou o drama para ser transferido sem prestar vestibular de novo. E vai conseguir - diz a promotora.

A promotora Cláudia Pegoraro, da 2º Promotoria de Justiça de Jaguarão, acredita que o estudante negro que denunciou ameaças e racismo por parte de policiais da Brigada Militar da cidade usou a abordagem dos brigadistas para conseguir transferência da Unipampa para a Universidade Federal do Recôncavo Baiano.
Segundo ela, o que houve durante a abordagem foi um excesso, que deve ser punido como abuso de autoridade.

- Ele criou o drama para ser transferido sem prestar vestibular de novo. E vai conseguir - diz a promotora.
Claudia Pegoraro afirmou que o estudante Helder dos Santos foi abordado pelos policiais da Brigada Militar no dia 6 de fevereiro, na rua, porque estava fazendo arruaça.
- Como é da obrigação, os brigadistas pararam e abordaram eles. No momento da abordagem, segundo o boletim de ocorrência que este estudante registrou, um policial teria dito "Vira para a parede, negão", quando estava revistando. Ele disse que apanhou com cacetete. Os policiais dizem que ele desacatou os PMs - diz a promotora.
De acordo com ela, o estudante não compareceu na última segunda-feira na primeira audiência sobre o caso marcada na Justiça. Claudia afirmou que o Ministério Público tem em mãos uma única carta, anônima, de alguém que incentiva o estudante - que havia dado entrevista a uma rádio local - a procurar a Corregedoria da Brigada Militar. Ela disse que desconhece cartas com ameaças ao universitário.
- Ele se queixa, mas na Justiça, que é o lugar certo, ele não apareceu. Esta carta de incentivo a denunciar é a única carta que temos em mãos. Não é uma carta ameaçadora. Não vi cartas com ameaças - diz Claudia.
Segundo ela, a população de Jaguarão está revoltada com a repercussão do caso.
- Existem casos de abuso na Brigada Militar, sempre tem alguém que perde a cabeça e apronta alguma. Virem me falar de racismo? Está cheio de policiais negros que fazem o trabalho muito melhor que os brancos. Não temos casos de racismo na Brigada, mas de abuso de autoridade. Eles perdem a cabeça e dão com o cacetete. Está errado, o policial tem de ser treinado para aguentar. Mas milícia? Viadagem e homofobia, dizem que policial é contra. Mas eu não tenho processo por policial ter agido contra gays ou por racismo -
Perguntada sobre se chamar o universitário de "negão" não é racismo, a promotora explicou que trata-se injúria racial.
- É injúria racial. O policial que disse isso deve ser denunciado por injúria - afirmou.
A promotora afirmou que não há problemas de homofobia ou racismo dentro da Brigada Militar. As supostas cartas com ameaças, segundo ela, podem ter partido de policiais que querem sujar a imagem da corporação.
Claudia Pegoraro informou que o Ministério Público encaminhou ofício à Brigada Militar no dia 3 de março, no qual é citado o boletim de ocorrência onde o estudante diz ter sido chamado de negão.
- Quando ele veio já tinha feito exame de corpo de delito. Já tinha reclamado na rádio, na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A providência era comunicar o comando da Brigada Militar e foi o que fizemos. Depois disso, a notícia que tivemos é que foram instaurados processos administrativos para averiguar a conduta dos policiais - afirmou.
A promotora diz que não há motivo para o estudante sair de Jaguarão.
- Na cidade, dizem que ele criou a polêmica para conseguir transferência. Todos que são abordados reclamam, ninguém gosta. Verificamos excesso em algumas abordagens. Ele criou uma coisa! Casos como o dele tenho 40 por dia. Ele envolveu todo mundo, faz parte do movimento gay, viu que dá 'ibope'. Acredito isso, sinceramente. Ele nunca esteve tão seguro como hoje em Jaguarão. Se ele aparecer com uma unha quebrada vão acusar a Brigada Militar, vão crucificar. Se ele quiser voltar, a matrícula dele continua firme aqui na Unipampa - diz Claudia.
A promotora admite que, caso existam cartas de ameaças ao estudante, elas podem ter sido escritas por policiais. Segundo ela, policiais costumam mandar cartas anônimas reclamando de medidas e punições do comando da Brigada.
Claudia Pegoraro afirmou que já houve, sim, um caso de racismo na Unipampa, mas não contra o estudante.
Segundo ela, o alvo foi um professor, que é negro e gay, e foi escolhido como paraninfo em uma turma de formandos de pedagogia.
- Duas ou três alunas disseram que não queriam paraninfo negro e viado. E conseguiram que ele não fosse paraninfo. O professor foi à Promotoria e denunciou. Nenhum outro professor aceitou ser paraninfo da turma. Instauramos um processo e meu colega foi lá e fez uma palestra sobre homofobia, de castigo. Mandou ainda denúncia para o Ministério Público Federal, pois a universidade é federal. Este foi um caso de racismo explícito - disse a promotora.

Bancada do PT desiste da CPI dos Pardais... Agora CPI não é bom negócio!!!

A bancada do PT desistiu da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Pardais. Com 14 parlamentares, ela garantiria as 19 assinaturas necessárias para instalar da comissão. Os deputados petistas afirmam que a devassa no departamento proposta pelo Governo do Estado pode trazer resultados mais concretos.

Há dois anos, deputada Marisa FormoloCPI semelhante sobre o Daer. Mesmo que o PT não assine o requerimento, a instalação será garantida pelos partidos de oposição, como o PMDB, o PSDB e o PPS. propôs



É sempre assim, depois de ser governo tudo muda, e ai CPI não é um bom negócio...
Porque será que na oposição eles gostam de CPI, e quando chegam no governo eles preferem não ter CPI

Ainda bem que o PSDB, PMDB e o PPS vão assinar quem sabe assim vamos parar com essa vergonha das multas para enriquecer o bolso deles...

COMÉNTÁRIO DO LEITOR


@ A leitora Niceh disse...
Estamos muito contentes com seu retorno Blog du Jaguar. Pois nesse momento crítico da História política da cidade de Jaguarão não tínhamos a quem recorrer, e seu retorno vai nos ajudar muito. Por aqui estamos vivenciando algo que nunca, e me atrevo a postar que jamais nós jaguarenses tivemos pior governo que esse do PT, um péssimo governo municipal.
Por aqui nesses últimos dias andam limpando os meios fios das calçadas e pintando-as. Mas podiam ter feito essas melhorias no começo da gestão deles. Tarde demais para nos enrolar. Caiu a máscara da falsidade política.
Somos um povo guerreiro, e vamos às urnas dar o devido valor ao nosso voto em 2012.
Um recado a esses vergonhosos maus políticos. Querem votos para se eleger? Vão ter que lutar muito para conseguir. Outro recadinho: Toda a força emana do povo. Hoje tivemos uma certeza já não estamos sozinhos, Valeu JAGUAR!

ENTREVISTA RENATO JAGUARÃO AO JORNAL AFOLHA DE JAGUARÃO

  1) Renato jaguarão é Pré-candidato em 2012?

Essa não é uma decisão minha e sim é do partido, o que posso afirmar é que estou pronto para uma futura disputa e gostaria muito de ser pré-candidato a prefeito da cidade de Jaguarão. Todos sabem do amor que tenho por nossa cidade e a vontade de ajudar em seu desenvolvimento.


2) Como está a vida profissional de Renato Jaguarão?

Depois de mais uma experiência, como Diretor de Turismo do estado do Rio Grande       do Sul, hoje retorno a Assembleia Legislativa, onde eu já atuei como assessor em 2001 e 2002.
Apedido do meu partido (PSDB) e do deputado da nossa Região, Adilsom Troca, no momento me encontro lotado como assessor Parlamentar, com a missão de cumprir estratégias políticas partidárias do PSDB na região sul.

3) Como você vê o cenário político de Jaguarão?

Tenho a informação em que mais de uma pesquisa foi realizada em nossa cidade o que me causa estranheza e que ninguém divulga as mesmas nos jornais, isto mostra que essas pesquisas não devem estar favoráveis aos interessados, estamos aguardando a publicação dos resultados, para realizarmos a nossa que com certeza será publicada na integra para que todos os eleitores tenham conhecimento. Lanço aqui um desafio, sejamos transparentes com a população “PUBLIQUEM OS RESULTADOS DAS PESQUISAS  NOS JORNAIS”

 4) Você será pré-candidato pelo PSDB?

Caso nossa pré-candidatura seja realmente decretada pelo nosso partido, com toda a certeza que concorrerei pelo PSDB, já que estou filiado a o mesmo, mas reafirmo que o PSDB tem um presidente, Dr. Odinei Pinto, e demais membros da executiva.
A eles e a população caberá a esta decisão.

 5) Você acredita ser possível uma composição com outros partidos em uma possível pré-candidatura?
                                                                                 
Estamos abertos para todas as conversas, como todos sabem acredito muito mais nas pessoas, e entendo que quanto mais partidos unidos mais governabilidade se tem em uma futura administração. Porém é importante que todos saibam que nossa forma de administrar deverá ser totalmente diferente do que temos hoje em nossa cidade.

   6) Você tem algum possível nome para seu vice em uma futura pré-candidatura?

Isso dependerá da forma como será essa pré-candidatura, se formos com chapa pura, temos um nome em nosso partido, caso se concretize uma coligação o vice deverá ser indicado por outro partido.



7 ) Tramita no congresso o fim da reeleição o que você acha disso?

O projeto de reforma política que tramita no congresso prevê o fim da reeleição e um mandato de cinco anos, o qual sou favorável, pois cinco anos e tempo suficiente pra mostrar se uma administração é capacitada ou não. Quem não faz em quatro ou cinco anos é porque não tem competência para administrar um município.


8) Você entende que hoje as pessoas vêem o Renato Jaguarão de uma forma diferente do que viam no passado?

Lembro que no inicio da última eleição municipal, muitos me consideravam uma mera experiência, hoje ficou provado que não era bem eu a experiência, pois durante a minha vida me preparei muito para ser um bom gestor, minhas passagens pela Assembléia Legislativa, Governo do estado, Senado Federal e Governo Federal me credenciam para ser um bom gestor, administrador e político.
Por todas essas razões hoje tenho o apoio e a confiança de grande parte dos jaguarenses, prova disso foi expressiva votação que obtive em minha candidatura para Deputado Estadual.


9) como você vê a atual administração?

Por uma questão de ética, não sou a pessoa certa para fazer essa avaliação, mas tenho certeza que nossos eleitores saberão julgar e avaliar no momento certo. Como líder político, estarei pronto para um bom debate onde reafirmarei que sou totalmente contrario a este modelo de gestão implantado pela atual administração.
Como todos sabem não concordo com algumas formas seguidas pelo atual Governo Municipal, principalmente na questão da valorização do funcionalismo público e do desenvolvimento Turístico e Econômico de nossa cidade, que em meu ponto de vista, poderia ser muito melhor conduzidos.


 10) Suas considerações finais?

Quero mais uma vez agradecer a população de Jaguarão pela expressiva votação que obtive em minha eleição para Deputado, e dizer a todos que estou a disposição sempre que necessário para ajudar nossa cidade. O poder emana do povo e jamais irei contra a vontade democrática dos jaguarenses.

Um abraço a todos do Amigo Renato Jaguarão que assim como você ama nossa terra.

“Que o Grande Arquiteto do Universo nos Ilumine”.