Candidatos em lista de espera devem comparecer à UFPel a partir de hoje

No final da tarde desta terça-feira (23) o Departamento de Registros Acadêmicos (DRA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) divulgou mais um dia para o registro de matrículas nesta semana. No domingo, a lista de espera de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) reuniu 561 candidatos convocados. Eles deverão comparecer ao prédio da Biblioteca do campus Porto entre hoje e sexta para garantir a vaga.


Antes da retificação, os mais de 500 alunos chamados poderiam fazer a matrícula em mais de 60 cursos até quinta. Na publicação, a universidade ressaltou a ficha de cadastro on-line impressa e assinada entre os documentos necessários. Os futuros calouros deverão comparecer à rua Gomes Carneiro, 1, das 8h30min ao meio-dia e das 13h30min às 17h. Eles começarão o ano letivo na próxima segunda.

Caso não sejam preenchidas todas as vagas nesta semana, um novo edital deverá ser publicado no dia 28 com a relação de vagas disponíveis. Elas serão preenchidas por chamada oral no dia 31 de março.

Música Popular
Candidatos aprovados no SiSU e que se candidataram às vagas do curso de Música Popular não puderam estudar. As vagas constaram no sistema do Ministério da Educação (MEC), mas ao contatar a instituição, souberam que o curso não seria aberto. O reitor Cesar Borges está em viagem ao Mato Grosso do Sul e a pró-reitora de graduação, Eliane Povoas, está em Brasília. Segundo a assessoria de imprensa da UFPel, uma manifestação oficial sobre o caso deverá ser divulgada ainda nesta semana.

Fonte: Diario Polpular


PARTICIPE - MANDE SEU COMENTÁRIO AGORA – PARTICIPE - MANDE SEU COMENTÁRIO AGORA – PARTICIPE - MANDE SEU COMENTÁRIO AGORA

Delegacia encontra uruguaia desaparecida em Pelotas

Delegacia da Mulher encontrou uma mulher que estava desaparecida desde o dia 1º de março, de Montevidéu, capital do Uruguai. Ela havia embarcado em um ônibus na sua cidade para desembarcar em Porto Alegre, mas acabou descendo do coletivo em Pelotas e desde então sua família ficou sem notícias.

Ao saber do desaparecimento, a titular da delegacia Maria Angélica Gentilini comandou buscas pela cidade. Na manhã desta terça-feira (23), após percorrer vários bairros, conseguiram encontrá-la na avenida Bento Gonçalves esquina com Marechal Deodoro. Ela foi encaminhada à delegacia. Sua família e o Consulado Uruguaio foram chamados. Após os registros, a vítima foi entregue a sua mãe e à funcionária do Consulado, que providenciou o seu retorno para a capital uruguaia, o que ocorreu na noite passada.


PARTICIPE - MANDE SEU COMENTÁRIO AGORA – PARTICIPE - MANDE SEU COMENTÁRIO AGORA – PARTICIPE - MANDE SEU COMENTÁRIO AGORA

Vestibulando do Estado terá se de preparar melhor para enfrentar estudantes de fora que desembarcam com nota do Enem

A utilização da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conseguir vaga no Ensino Superior, que provoca uma invasão de alunos de outros Estados, vai exigir um melhor preparo dos estudantes gaúchos. Essa é a única forma, segundo especialistas em educação ouvidos por Zero Hora, de enfrentar o novo patamar de concorrência por um lugar na universidade.

Ao abolirem o vestibular em favor da nota do Enem – o que facilita a migração de estudantes pelo país – estabelecimentos como a Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) viram explodir o percentual de vagas ocupadas por candidatos vindos de outras regiões.

– Daqui para frente, temos de investir em se adaptar a uma nova realidade – resume o professor Gustavo Reis, que mantém um blog sobre vestibulares no ClicRBS.

Segundo o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Fernando Becker, entre os obstáculos à competitividade dos rio-grandenses está a pouca exigência dos alunos na Educação Básica. Exemplo da migração, Matheus Henrique Paschoaloni de Freitas, 18 anos, escapou do saturado mercado paulista de Medicina apostando na UFCSPA.

– O Rio Grande do Sul é um centro de excelência, o que despertou o meu interesse – observa o estudante.

Colocou as roupas na mala – incluindo as inseparáveis camisas do Corinthians, seu time do coração – e desde o começo da semana divide uma sala com outros colegas vindos de outros cantos do país. Ali, os estudantes gaúchos se tornaram minoria. Abaixo, a visão de três especialistas sobre o tema.

ZEROHORA.COM





PARTICIPE - MANDE SEU COMENTÁRIO AGORA – PARTICIPE - MANDE SEU COMENTÁRIO AGORA – PARTICIPE - MANDE SEU COMENTÁRIO AGORA