CEM ANOS DE GRE - NAL

18 de julho de 1909. 19 de julho de 2009. São cem anos de Gre-Nal.
O clássico entre Grêmio e Inter, neste domingo, marca o centenário de uma grande competitividade. Um duelo que valerá bem mais do que três pontos pela 12 rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto no Olímpico, a partir das 16 horas, será daqueles lembrados para sempre. Ficará para a história da imensurável rivalidade entre os clubes.
Os dois clubes vivem um momento em que tentam se firmarem. O início do mês do centenário do clássico acabou sendo traumático para ambos os lados. No primeiro dia de julho, o Inter perdeu a Copa do Brasil para o Corinthians, no Beira-Rio. Vinte e quatro horas depois, o Grêmio foi eliminado pelo Cruzeiro, nas semi-finais da Libertadores. Nas duas partidas, os gaúchos saíram perdendo por 2 a 0 e buscaram o insuficiente empate.
Desde então azuis e vermelhos tentam se reerguer. O Grêmio conseguiu vencer Atlético-PR e Corinthians, mas tropeçou no Coritiba. É o oitavo colocado no Brasileirão. O Inrer foi mais instável desde então, tendo perdido a Recopa Sul-americana para a LDU e perdido para o Atlético-PR. Em compensação derrotou Náutico e Fluminense, ocupando a vice-liderança da competição.
Em um clássico desta magnitude, as conseqüências vão além do campo de jogo e nas mudanças de posição na tabela. O resultado dentro das quatro linhas reflitirá no ânimo para os próximos compromissos. "Sei que o Gre-Nal tem um peso maior que os três pontos", admite o técnico Tite.
Paulo Autori não é gaúcho como seu oponente, mas sabe a pressão existente quando os maiores clubes do Rio Grande do Sul se enfrentam. Em 1999, ele participou do clássico comandando o Inter. "Todo o clássico tem uma atmosfera diferente. Mas se tem que ser aquilo que você é. Temos que ser aquilo que somos. Mesmo sabendo que Gre-Nal é Gre-Nal", filosofa o treinador tricolor.
Os dois treinadores colocarão em campo escalações bem diferentes das do meio da semana.
Tite faz mistério. Já Autuori abre o jogo.

No Grêmio, Réver, Maxi López, Herrera e Souza retornam ao time. No Inter, as voltas serão de Bolívar, Kléber e D'Alessandro, este último conseguiu efeito suspensivo de sua punição somente na sexta-feira. Os desfalques estão presentes nos dois lados. Os gremistas não contarão com o zagueiro Léo e o lateral Willian Thiego, ambos suspensos. As vagas serão preenchidas por Rafael marques e, provavelmente, Joilson. Outra opção para a lateral é a utilização de Makelele. Os colorados não terão os volantes Magrão e Glaydson.

No lado vermelho do clássico nada é tão simples. A primeira incógnita e no sistema. O 3-5-2 deu certo contra o Fluminense e apesar de ser eventual pode ser mantido. No meio-campo, a incógnita é Sandro. O volante está recuperado de lesão muscular, mas não possui as melhores condições físicas. Com Magrão e Glaydson suspensos, outra opção seria o zagueiro Danny Morais, o que pode fazer com que a equipe entre em campo com cinco zagueiros.
Na frente a briga por um lugar entre os titulares é entre Taison e Alecsandro. Goleador do time no ano, Taison estava há quase dois meses sem marcar. Foi para o banco de reservas, de onde saiu para ir às redes duas vezes contra o Flu. A boa fase pode ter voltado e ele é o mais cotado para iniciar o jogo.
Podendo perder espaço, Alecsandro aponta um favorito no duelo de domingo. "Sabemos que o Grêmio é o favorito por jogar em seu estádio e tem que corresponder na frente do seu torcedor. Se tratando de Brasileirão, a gente sabe quanto é difícil jogar fora de casa. Por isso, a gente dá o favoritismo para o adversário", opinou.
A vontade de vencer dos jogadores gremistas é grande. Esse será o quarto confronto contra o maior rival no ano. Em todos os outros o Inter venceu, sempre por 2 a 1. "Além da pressão normal tem essa cobrança por fazer alguns clássicos que a gente não vence. A vitória nos dará moral para a sequência", analisou o goleiro Victor.
Assim como o primeiro clássico da história, no século passado, na acanhada Baixada, o Grêmio será o mandante Pela primeira vez em 2009, o Gre-Nal ocorrera no Olímpico. São 100 anos de gols, momentos históricos, alegria, choro. Porto Alegre terá um domingo histórico, tão histórico como aquele domingo de 18 de julho de 1909.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X INTERNACIONAL

Local:Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data: 19 de julho de 2009, domingo
Horário: 16 horas (Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)
Assistentes:ALtemir Hausemann (Fifa) e José Antonio Chaves Franco Filho (ambos do RS)
GRÊMIO: Victor; Jadilson (Makelele), Réver, Rafael Marques e Fábio Santos; Adilson, Túlio, Souza e Tcheco; Herrera e Maxi López
Técnico: Paulo Autuori

INTERNACIONAL: Lauro; Índio, Sorondo e Álvaro (Andrezinho); Bolívar, Sandro (Danny Morais), Guiñazu, D'Alessandro e Kléber; Taison (Alecsandro) e Nilmar
Técnico: Tite

Projeto Emancipar transforma vida de famílias do BGV em Arroio Grande

O Projeto Emancipar desenvolvido através de uma parceria entre a Prefeitura e o Estado está trazendo uma série de benefícios para as famílias do Bairro Getúlio Vargas (BGV).
Os moradores têm mantido uma rotina de intensas atividades com o Grupo de Mães fazendo tricô e com os encontros de orientação realizados na sede da Comunidade Guadalupe.
As crianças e os adolescentes, na faixa etária de 7 a 14 anos, também têm o seu espaço esportivo, usando a quadra da E.M.E.F. João Goulart. A psicóloga Vivian Domingues apóia a iniciativa.
Desde o mês passado, os moradores passaram a contar com o Posto de Leitura com a finalidade de estimular a leitura de crianças, jovens e adultos.
Os interessados devem procurar a Coordenação do Emancipar para poder usufruir do novo atendimento, que está sendo oferecido gratuitamente.
As reuniões das famílias ocorrem nas terças-feiras, a partir das 15h, na Comunidade Católica de Nª. Sª de Guadalupe, onde são debatidas ações colocadas em prática.
Fonte: Correio do Sul

Policiais de todo o RS e do Uruguai participam do Curso de Patrulhamento Rural em ARROIO GRANDE

Policiais de todo o Rio Grande do Sul, incluindo um agente uruguaio, estão em Arroio Grande para fazer o Curso de Patrulhamento e Combate a Ilícitos Rurais, promovido pela Brigada Militar (BM).
A aula inaugural nessa semana no Centro de Cultura coube ao coronel Odiomar Bittencourt, comandante do CRPO-SUL, sediado em Pelotas, que tratou sobre policiamento comunitário.
Diante da turma formada por 23 policiais de 15 cidades, mais Rio Branco - Uruguai, juntamente com o tenente, Oscar Barboza Dias, e o capitão Diogo Franco, o coronel abriu oficialmente as atividades.
Os alunos receberão instruções práticas e teóricas, visando qualificar o efetivo para o combate a criminalidade na área rural, bem como ao abigeato.
As aulas teóricas serão ministradas no Centro de Cultura, enquanto as práticas de policiamento montado, em mangueira, tiro policial, entre outras, ocorrerão no Parque do Sindicato Rural e em propriedades rurais da região.
O curso terá duração de dez dias com uma previsão de mais de cem horas-aula. A solenidade de formatura está prevista para o dia 23 de julho, às 10h30min, no auditório do Centro de Cultura Basílio Conceição.
Segundo o comandante da 2ª Cia, capitão Diogo Franco, é a primeira vez na história da BM que um curso de capacitação profissional policial de amplitude internacional é realizado em uma cidade com menos de 20 mil habitantes.
O projeto somente pode ser concretizado graças ao apoio incondicional dado pelo Executivo Municipal, através do prefeito Jorge Cardozo, pelo Legislativo, presidido pelo vereador Luciano Peres, e pelo presidente do Sindicato Rural, Paulo Freitas e vários produtores rurais da região.
Durante a realização do curso estão previstas várias atividades e operações de policiamento tanto na área rural como na área urbana do município, nesse período o efetivo disponível no município passará a contar com o dobro de policiais.

EXÉRCITO ENTRA NA LUTA CONTRA A GRIPE H1N1

Em atendimento a um pedido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Exército brasileiro anunciou nesta sexta-feira que militares vão atuar em 24 cidades de fronteira, espalhadas por dez Estados, na divulgação de informações oficiais de prevenção contra a influenza A (H1N1) - gripe A. O número de 78 militares — dois a oito militares por cidade — solicitado pela Anvisa poderá ser ampliado se houver necessidade. As tarefas envolvem a distribuição de impressos e o auxílio no preenchimento de declarações. O objetivo do trabalho dos militares é prestar esclarecimentos aos viajantes que cruzam as fronteiras do Brasil, especialmente com a Argentina, o Uruguai e o Paraguai, sem descartar esforços também no Norte e Centro-Oeste do país. No Rio Grande do Sul, o Exército atuará nos municípios de Porto Xavier, Aceguá, Santana do Livramento, Jaguarão, Itaqui, Porto do Lucena, Porto Vera Cruz, Porto Mauá e Porto Soberbo. No Paraná, em Foz do Iguaçu e Guaíra. Em Roraima, serão atendidos Paracaima e Bonfim. Em Mato Grosso do Sul, os militares estarão em Mundo Novo, Corumbá e Ponta Porã e, no Acre, em Assis Brasil, Epitaciolância e Brasiléia. Ainda receberão o trabalho de prevenção as cidades de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, Guajará-Mirim, em Rondônia, Corixa; em Mato Grosso, Oiapoque, no Amapá, e Tabatinga, no Amazonas.

@ OPINIÃO DO LEITOR

@ O atual prefeito iniciou sua base como prof. de História. Como um bom profissional fez sua fama e lançou-se como vereador pois era "bom professor" e tinha conhecimento de causa. É inegável que fez bem o seu papel de oposição na câmara de vereadores, desacomodou, incomodou a situação e ensinou os vereadores a representarem melhor o seu partido e também o povão. Daí o povo gostou da sua atuação e acreditou que bastava o blá, blá, blá prá administrar bem uma cidade. Hoje a decepção é GERAL, a crista dos jaguarenses está caída e a moral abalada. Hoje o nosso prefeito é conhecido como TIRIRICA e até dá prá comparar. Vejam só: fez a sua fama em cima da música "Florentina de Jesus", ficou famoso, ganhou fãs e até um bom dinheiro. Mas depois os fãs descobriram que ele não sabia cantar outra coisa, só a Florentina. Até tentaram colocar ele como ator. Mas não decolou. Foi uma grande decepção!Será que é por isso que o nosso prefeito se enquadrou tão bem neste personagem? Ou será que é somente pela aparência quase idêntica? Façam uma reflexão este final de semana!!! E perdoem a minha ironia! Não resisti ao trocadilho!!!

@ Gostaria de aproveitar esse espaço para parabenizar o Senhor Luís Veleda, Líder Comunitário do Bairro Branca, pela palestra referente a Liderança que o mesmo realizou na Escola Espírito Santo. Veleda é um Líder que realmente faz a diferença no bairro, e com certeza é nosso espelho para que possamos ter um bairro melhor. Podemos separar o bairro Branca em Antes do Veleda e depois do Veleda. Assina: Leonardo Terra. Morador do Bairro Boa Esperança .

@ QUE O ELEITOR EM 2010,NÃO SE ESQUEÇA DOS ESCÂNDALOS QUE A MÍDIA TEM TRAZIDO A TONA DE DIVERSOS POLÍTICOS.CORRUPTOS QUE TEM ENLAMEANDO TODA UMA NAÇÃO.POR FALTA DE CARÁTER.FAZEM QUALQUER FALCATRUA E FICAM IMPUNES.POIS SE DIZEM INOCENTES.ATÉ SE QUE PROVE O CONTRÁRIO,NÃO ENCHERGAM O ÓBVIO,VALENDO-SE DE SUAS CONDIÇÕES FAVORAVÉIS DE PARLAMENTARES,PAGAM BONS ADVOGADOS E TUDO SE RESOLVE DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,MAS SEMPRE PARA O LADO DELES.PROCESSOS ESSES QUE MUITAS DAS VEZES NEM AO POVO QUE OS ELEGEU,FICAM SABENDO O DESFECHO FINAL,SIMPLESMENTE DEIXAM PASSAR DESPERCEBIDO E OS MESMOS SÃO ARQUIVADOS.NINGUÉM VER NADA JÁ VIROU UM SLOGAM,MUITO USADO POR ELES.DEIXAM A POEIRA BAIXAR E RETORNAM COMO SE NENHUM PROBLEMA HOUVEVERÁ,OU QUE SEMPRE ESTEVE TUDO BEM.MAS TEMOS TAMBÉM MUITOS POLÍTICOS QUE SEMPRE SE MANTIVERAM INTACTOS,PENSAR E REPENSAR É O QUE O POVO TERÁ QUE FAZER PARA DAR REPOSTA NAS URNAS A ESSSES MAUS POLÍTICOS.SE O BLOG POSTAR AGRADEÇO.

@ Estou aqui mais uma vez,para afirmar que meu voto para deputado, sera sem duvida nenhuma de Renato Jaguarão,imaginem o nosso deputado buscando e procurando verbas inportante para o desenvolvimento de nosso municipio em Brasilia, porque ,isso ele sabe fazer, eu sou testemunha e os senhores tambem, estão ai os LABORATORIOS DE INFORMATICA das escolas Espirito Santo, Sampaio,Castelo Branco, Polivalente,escola da Granja Bretanha,O Laboratorio de Informatica da Biblioteca Publica e outros que não me recordo no momento, e tantos recursos para a nossa Sta.Casa ,e pavimentação, solicitados a diversos Deputados Federais e Senadores.Tem gente que não aceita, mas ele faz, e não promete, porque durante o periodo que esteve morando em Brasilia,ASSUMINDO CARGOS IMPORTANTE JUNTO AO SENADO E MINISTERIO (MAS TEM GENTE , QUE OS SENHORES SABEM QUEM SÃO, DISSEM QUE É MENTIRA), buscou e procurou ajudar a sua terra JAGUARÃO, ENTÃO VAMOS A PARTIR DESTE MOMENTO PENSAR , EU SOU RENATO JAGUARÃO

@ Vamos lá meus amigos do Blog du Jaguar, gostaria de fazer alguns comentários de tudo que tenho visto em Jaguarão.
Melhor dizendo gostaria de relembrar as pessoas, lembram da última eleição, pois é eu lembro bem, participei de todos os comícios de todos os debates, ouvi atenta cada proposta, cada projeto que seria a salvação de Jaguarão.
Pois bem, veio o dia da eleição, e um candidato venceu a eleição, por sinal o meu, o povo festejou, um novo tempo estava a caminho, grandes projetos, e Jaguarão estaria incluída no PAC nacional.
Jaguarão teria uma usina de energia Eólica, pavimentação nos bairros, nossa saúde seria exemplo com atendimento de primeira, sem que as pessoas necessitassem viajar até Pelotas para tratarem suas moléstias, a farra dos Cargos de Confiança estaria finalmente terminada, o prefeito atenderia todo mundo, pois o governo seria um governo de todos, o Candidato que tirou o segundo lugar seria chamado para ajudar, o que tirou terceiro também, não haveria perseguição, o turismo seria finalmente levado a serio no município, a prisão sairia da beira do rio, as vilas teriam praças feitas com o dinheiro do Vice, que não receberia salario, o funcionário público teria por fim um salario digno, a Educação essa seria a melhor da região, com apoio aos professores, que teriam material para trabalhar co decência, já que o prefeito eleito era professor,
Pois bem, lá se vão sete meses e até agora só o que vi foi promessas que não foram cumpridas.
Lamento muito, meu voto foi em vão, minha comemoração foi em vão, e o pior hoje tenho que escutar as pessoas dizerem, eu te falei, você ajudou a enterrar nossa cidade.
Minha magoa e minha indignação é enorme.
Obrigado PT, cláudio, Fred e cia, por me fazer passar tanta vergonha.

Mande sua opinião: blogdujaguar@hotmail.com