A Juíza Carolina Granzotto, da 2ª Vara Judicial de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, determinou que o Estado forneça os medicamentos Óleo de Lorenzo

A juíza Carolina Granzotto, da 2ª Vara Judicial de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, determinou que o Estado forneça os medicamentos Óleo de Lorenzo e Depakene solicitados por um portador de adrenoleucodistrofia (ALD) - um distúrbio hereditário dos ácidos graxos que afeta os rins, o sistema nervoso e os testículos. A decisão ocorreu no dia 19, mas foi divulgada na segunda-feira. As informações são da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado.

O medicamento ficou conhecido após um filme americano, que levou o mesmo nome do remédio, dirigido por George Miller e lançado em 1992. A história retrata o esforço dos pais de Lorenzo Odone, interpretados por Nick Nolte e Susan Sarandon, que desenvolveram o óleo para salvar o filho que sofria de ALD. Lorenzo, o homem que inspirou o filme, morreu em 2008, aos 30 anos.

Os pacientes que sofrem de ALD costumam ter problemas de aprendizagem, de percepção, falta de concentração, perda da memória, deficiência visual, deficiência de movimentos, mudanças de personalidade e comportamento e até deterioração neurológica.

Segundo a decisão da juíza, a Constituição assegura o direito à vida e "preconiza que a saúde é direito de todos e dever do Estado". A magistrada ainda reconheceu a falta de condições econômicas do paciente de conseguir pagar os medicamentos, que têm necessidade de uso contínuo.

Segundo a Justiça, o Estado resiste em fornecer Óleo de Lorenzo e alega que este não está na lista de medicamentos considerados especiais e excepcionais. O paciente, informou o TJ, apresenta cegueira e perdeu a capacidade de falar.

Redação Terra

OPINIÃO DO E...LEITOR...

@ Albert EINSTEIN. Um homem como poucos tinha o raciocínio rápido,lógico. Usava seu potencial continuamente,seu QI intelecto.
E deveria ser assim todos nós pessoas naturais..Usar bem mais nosso raciocínio,sempre em prol do bem comum e procurando tirar de toda e qualquer situação cotidiana o que for proveitoso,para o crescimento de todos. Agora o que o que acontece e que as pessoas reclamam,murmuram,falam mal uns dos outros,mentem sem o menor escrúpulo, julgam de forma errada seu semelhante.
O cérebro humano bem explorado! usado de maneira correta. a própria pessoa se surpreende consigo mesmo,com seu potencial. Está dentro de você. Comece hoje essa mudança de atitude. Exercite-se mentalmente muito mais. Use a linha de raciocínio EINSTEIN que possues. Só assim mudarás costumes ruins,julgamentos precipitados. Isso refere-se até mesmo as eleições de 2010.Não deixe-se manipular por outrem. (outro)Faça um conjunto de levantamentos, ponderações,dados sobres seus candidatos. Não coloque essa nova chance no lixo,no ralo como queira. Pense nos prós e contras,em quem estaremos depositando o poder político. Pondere no que for feito e no que poderá ser praticado de novo e real para nós o povo
brasileiro. Não venda,não troque seu voto. Não se deixe ludibriar por nenhum candidato com discursos enganosos. Ouça-os com atenção. Mas faça seu raciocínio sozinho. Você não é nenhum fantoche,você é um cidadão atuante de um processo que muitos perderam até a própria vida para que tivessemos esses direitos. Então faça valer seu voto nas urnas. Nesse novo processo que se inicia.
Ouvir com atenção e depois colocar o nosso ALBERT EINSTEIN interior para raciocinar. Essa nova chance de votar só irá se concretizar daqui a quatro anos. Pagamos um alto preço por não pensarmos muito a respeito e nos acomodarmos,votar por amizade até pode ser,se nosso candidato tiver conteúdo político e for um lutador. Caso contrário diz um ditado popular"Amigos,amigos negócios a parte".política é um tipo de negociata. Envolve toda uma população,se mal feita a negociata,irá acontecer frustrações mais tarde como as que ocorreram continuamente no governo LULA. Dizem eles que sempre existiu e que eles(PT)que são de uma clareza transparente. Agora vemos,sim sujeiras e mais sujeiras e ninguém vendo ou fazendo nada. Há paparicos e mais paparicos entre eles(PT e outros partidos)e o povão que se lixe,arrebentem-se com seus problemas tantos municipais ou estaduais. Em 2010 vamos agir diferente,ajudar nossos vizinhos,amigos e parentes a despertar para a real realidade que se instalou nos poderes do nosso país,que poderiam fazer. Mas não querem fazer nada para o povão. Só pela minoria que lhes convém.
Colocar lá no Congresso Nacional pessoas capacitadas para lutar junto de alguns que ainda não foram contaminados por essa massa podre que existe em certos políticos. E ter forças o suficiente para seguir lutando. Pouquíssimos deles são pessoas lutadoras. Vote em 2010 com mais garra e sempre usando seu potencial maior


"O CÉREBRO"...