Secretaria da Agricultura interdita propriedade em Jaguarão


Porcos, cachorros, cavalos, ovelhas, cabras, bovinos e aves mal alimentados e em condições degradantes. Este foi o quadro encontrado por uma equipe de fiscalização da Operação Verão Numa Boa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (seapa), numa propriedade do município de Jaguarão, na zona sul do RS. Definida pelos que participaram da operação como "degradante e com riscos para a saúde humana e animal", a situação chocou a equipe que estava acompanhada de Vigilância Sanitária, Serviço de Inspeção Municipal, Brigada Militar e Ministério Público de Jaguarão. 

No local, onde deveria funcionar um abatedouro de suínos, foram encontrados 37 porcos amarrados pelo pescoço, com não mais do que 50 cm de corda, já cortando o pescoço, sem água disponível, alimentados com restos de comida caseira do restaurante do quartel de Jaguarão, além de suínos amarrados dentro da cozinha da casa. 

Havia também mais de 20 cães, todos com alta infestação de sarna, alguns já em estado de debilidade irreversível, aparentando sofrimento profundo e intenso. Foram encontrados, ainda, outras espécies de animais, como caprinos, ovinos, eqüinos, coelhos, bovinos, aves (galinha, pato, ganso, perus). 

A propriedade foi interditada pela Seapa. Ao local, foram chamados representantes do Conselho Tutelar, pois foram encontradas crianças no ambiente. A Promotoria de Justiça também compareceu para auxiliar nos encaminhamentos, pois a situação era muito preocupante do ponto de vista de Saúde Pública e Animal. 

O proprietário terá 15 dias para a retirada destes animais do local e realizar um vazio sanitário, a fim de reduzir a contaminação e poluição do local. 

A equipe de fiscalização que realiza vistorias em estabelecimentos comerciais e propriedades, e açougues além de estabelecimentos com Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Texto: Marcos Pérez