A Região Sul precisa de Deputados Federais e Estaduais, e nós eleitores devemos votar para elege-los, tudo está em nossos votos.

No ano que vem 2010, serão realizadas no Brasil as eleições para Deputados Estaduais, Deputados Federais, Senadores, Governadores de Estados e Presidente da Republica, sendo estas duas ultimas, com seus Vices automaticamente vinculados, estas eleições como todas são muito importantes para a vida do povo brasileiro, o eleitor é muito importante, e ele tem que saber que ele é o personagem mais importante desse processo, sem ele não se elege ninguém, por isso, ele tem que saber o seu valor, valor este que não pode jamais ser aviltado com promessa, indecentes, indecorosas ou para ser mais claro ele não deverá de forma nenhuma vender o seu voto, ele tem que saber que político que compra voto não quer ter compromisso como o eleitor e muito menos terá compromisso com a dignidade, honestidade, moralidade e outras qualidades mais que todo político obrigatoriamente deve ter.
As eleições de 2010 terão uma importância muito grande na vida nacional, tanto no Executivo quanto no Legislativo, pois não podemos mais continuar com essa bagunça, essa bandalheira, esse desmando e essa imoralidade instalada nestes dois importantes poderes da nossa República, é por causa dessa importância toda, você eleitor será procurado com inúmeras propostas, uma minoria de boas e a maioria de mas propostas, você terá que estar muito atento e de olho vivo para não ser mais uma vez enganado e ludibriado pela maioria dos maus políticos.
Então no ano que vem às propostas meu caro eleitor serão muitas, por exemplo, muitos políticos de plantão vão pedir e muitas vezes exigir de você que vote em candidatos da sua cidade, ou seja, o voto útil, que eu acho correto e importante, mas como a nossa legislação permite, eu como cidadão não posso proibir você de votar em candidatos de outras regiões, mas tenho o sagrado direito de pedir humildemente o seu voto para os candidatos de nossa Região
Nós da Região Sul, muitas vezes votamos em candidatos de outras regiões, mas essa culpa não é do eleitor daqui ou de qualquer lugar do Brasil, essa culpa é do nosso caótico sistema eleitoral e dos próprios políticos, sim porque os maus políticos pedem o seu voto de acordo com a necessidades deles, se necessitar pedir voto para um candidato de fora ele pede, e se isso ele fizer ele esta procurando o interesse dele e não o do eleitor ou da sociedade, mas isso poderia ter sido resolvido em 1993, mas estes maus políticos não tiveram a coragem de informar o eleitor, e não tiveram porque naquela ocasião seria ruim para estes deixarem o eleitor informado do que poderia mudar na legislação brasileira e como para eles não era conveniente eles acharam melhor que o eleitor não soubesse o que poderia modificar com o Plebiscito, que poderia resolver tudo e mudar toda essa regra que atualmente só favorece interesses particulares e não o interesse do povo, da sociedade e do eleitor.

A Constituição Federal de 05 de outubro de 1988 em seu Art. 2º. do Atos das Disposições Constitucionais e Transitórias diz o seguinte: Art. 2º. No dia 7 de setembro de 1993 o eleitorado definirá, através de plebiscito, a forma (república ou monarquia constitucional) e o sistema de governo (parlamentarismo ou presidencialismo) que devem vigorar no País. Mas como todos sabem a redação desse Artigo foi modificada através da Ementa Constitucional nº. 2, de 25 de agosto de 1993 com a seguinte redação: As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do § 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:
Artigo único. O plebiscito de que trata o Art. 2º. do Atos das Disposições Constitucionais e Transitórias realizar-se-á no dia 21 de abril de 1993.
§ 1º A forma e o sistema de governo definidos pelo plebiscito terão vigência em 1º de janeiro de 1995.
§ 2º A lei poderá dispor sobre a realização do plebiscito, inclusive sobre a gratuidade da livre divulgação das formas e sistemas de governo, através dos meios de comunicação de massa concessionários ou permissionários de serviço público, assegurada igualdade de tempo e paridade de horários.
§ 3.º A norma constante do parágrafo anterior não exclui a competência do Tribunal Superior Eleitoral para expedir instruções necessárias à realização da consulta plebiscitária.
Brasília, 25 de agosto de 1992.

Caro eleitor acima eu disse que tudo poderia ser resolvido com o Plebiscito porque o tal Plebiscito deu o direito de mudarmos o sistema de governo do atual Presidencialismo para o sistema mais moderno e justo de Governo que é o Parlamentarismo, e este nos possibilitaria o direto de ter no sistema eleitoral o VOTO DISTRITAL nas eleições proporcionais como Vereadores e Deputados Estaduais e Federais, e o que isso significa?, o que isto mudaria?, mudaria muito, mas muito mesmo, isto significa que os Estados e alguns Municípios de acordo com seu contingente eleitoral seriam divididos em distritos eleitorais onde os eleitores seriam obrigados a votar nos candidatos dos seus distritos, assim o voto não proliferaria sendo qualificado como voto útil, por exemplo, um candidato de Região Sul jamais receberia voto de outra região como, por exemplo, Porto alegre, Gramado, Uruguaiana ou Bagé.
Caro eleitor acredito que você como inteligente que é entendeu como é importante o voto útil, o voto distrital.
Caros eleitores a nossa Região Sul conta com mais de 700.000 eleitores, sabe quantos Deputados nós poderíamos eleger?, poderíamos eleger dez (10) a onze (11) Deputados Estaduais e de quatro (4) a cinco (5) Deputados Federais, mas porque não é assim? Não é assim porque lá no passado os maus políticos e os maus intencionados preferiram na época este sistema caótico que os beneficiaram e não favoreceram os eleitores e toda a nossa sociedade, hoje muitos deles vão aos jornais, rádios e televisões querendo defender o Voto Distrital, mas muitos deles estão querendo e defendendo que seja distrital mas por uma lista elaborada anteriormente as eleições pelos partidos políticos (VOTO EM LISTA), sistema este que é mais uma safadeza contra o povo brasileiro, o voto distrital só funciona se for o eleitor que vota nos candidatos e não em listas elaborados por partidos políticos com negociatas direcionadas para favorecerem os grande “generais e caciques” políticos que dominam tudo e continuam nadando de braçada no dinheiro público usando o voto do sofrido eleitor e povo brasileiro, temos que exigir o voto distrital nominal, aquele que eleitor vota no candidato de sua preferência dentro do seu distrito eleitoral, volto a dizer cuidado com os maus políticos que querem enganar e ludibriar você.
Caro eleitor e povo da Região sul, vocês já imaginaram a importância de um Deputado Federal para Jaguarão, Arroio Grande, Herval, Pedro Osório, Cerrito, Capão do Leão, Santa Vitória, Chui e região?, imaginem os senhores, eu parto de um principio que a nossa região e a segunda ou terceira mais importante do Estado, e digo por quê?, eu penso que a Capital do Estado sempre foi e será a cidade mais importante independentemente do seu tamanho ou população e depois as cidades que entram e saem divisas, e eu pergunto onde entram e saem às divisas no Estado do RS?
Claro inteligente que vocês são já devem saber que saem e entram pelo Porto de Rio Grande e pelas Fronteiras, localizadas na região sul, assim somos no mínimo a terceira mais importante região do nosso querido Estado. A região sul por ter esta qualidade já citada e fazer fronteira com outro país não pode ficar sem um numero expressivo de Deputados Federais e Deputados Estaduais.
Para isso temos que defender o Voto Distrital e na falta deste, que não temos devido a nossa caótica legislação, vamos ser conscientes e apostar nossa fichas todas no voto útil.

Nada contra as outras regiões do nosso Estado, mas temos que defender e brigar pela nossa, nada mais justo, eu sempre fui defensor do Voto Distrital, por entender que é o melhor sistema, mas já que não temos, vamos para o voto útil.
Sendo assim caros eleitores prestem bem atenção no ano que vem ao depositar seu voto, verifique qual o candidato que realmente fala a verdade, conhece a nossa região, cuidado com os discursos enganatórios, ludibriatórios, mentirosos e demagógicos, tenham muito cuidado, políticos destas qualidades sempre estão ai de plantão e vem de todas as regiões...depois nunca mais voltam...