Avião da NHT Linhas Aéreas tem problemas em pouso no Meio-Oeste de Santa Catarina


Oito passageiros estavam na aeronave, mas nada sofreram

Um avião modelo LET-410 da NHT Linhas Aéreas teve problemas quando pousava na manhã desta sexta-feira no Aeroporto Carlos Alberto da Costa Neves, em Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A aeronave apresentou falhas no trem de pouso. Os oito passageiros e os dois tripulantes não tiveram ferimentos.

Segundo o diretor geral do grupo JMT, que abrange a NHT, Reinaldo Herrmann, o avião fazia a linha Curitiba - Joaçaba (SC). A aeronave partiu da capital paranaense às 9h e, às 10h, faria uma escala em Caçador. Após ter aterrissado, o trem de pouso dianteiro sofreu uma pane e cedeu:

— No momento da desaceleração, quando o avião já estava quase parando, apareceu o problema no trem de pouso, o que fez com que a frente da aeronave abaixasse. Felizmente, os oito passageiros nem perceberam por qual motivo a aeronave parou no meio da pista e não sofreram qualquer ferimento — disse Herrmann.

A equipe de bombeiros voluntários que presta atendimento aos voos da empresa fez o atendimento, e uma segunda viatura foi acionada.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Caçador, Lemoel Nuvaski, contou que os passageiros, depois de descobrirem a pane, ficaram nervosos. Eles foram atendidos no aeroporto e foram em uma van providenciada pela empresa até Joaçaba, de onde seguiram viagem.

Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foram ao aeroporto para analisar as condições da pista de aterrissagem e verificar o avião. Quatro mecânicos da empresa trabalham no local.

A pista de aterrissagem foi liberada por volta das 17h30min com a retirada da aeronave. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) não definiu prazo para a conclusão das investigações.

ELE NÃO FOI EMBORA!!!!


Você acredita que o NEPOTISMO foi embora?
Veremos em breve .... Até segunda!!!

Mais uma bomba para o POVO...


Ex-ditador uruguaio é condenado a 25 anos de prisão

O ex-ditador uruguaio Gregorio Alvarez (1981-1985) foi condenado a 25 anos de prisão por 37 crimes - "homicídios especialmente agravados", anunciou o advogado especialista em causas de defesa dos direitos humanos Oscar López Goldaracena, notificado pelo juiz Luis Charles.

"Esta tarde fui notificado pelo juiz Luis Charles da condenação de Gregorio Alvarez e do ex-capitão da marinha, Juan Carlos Larcebau", disse López Goldaracena.

Alvarez "recebeu 25 anos e Larcebau, 20 anos - este último por 29 casos de homicídios especialmente agravados".

Comandante-em-chefe do Exército, em 1978, e último presidente do regime militar entre 1981 e 1985, Gregorio Alvarez já havia sido julgado anteriormente por outros crimes, tendo recebido uma condenação à prisão, no dia 17 de dezembro de 2007 por desaparecimentos forçados de presos políticos, executados depois de uma série de traslados clandestinos de Buenos Aires a Montevidéu, em 1978.

López Goldaracena informou que "Alvarez não compareceu ao tribunal, alegando estar com diarreia, e o juiz Charles enviou um médico legista à prisão para determinar se pode ou não ser trasladado para receber a sentença. Caso contrário, receberá a notificação na própria prisão".

A condenação de Alvarez e Larcebau acontece a três dias de um plebiscito, que será realizado junto com as eleições gerais de domingo, sobre a Lei de Caducidade, que anistiou crimes cometidos por militares durante a ditadura militar (1973-1985).

Inscrições para o Processo Seletivo da Furg se encerram nesta sexta-feira

As inscrições para o Processo Seletivo 2010 da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) se encerram nesta sexta-feira, 23. As inscrições devem ser feitas através da internet, no endereço www.coperve.com.br. A taxa é de R$ 50 e deve ser paga na rede bancária até às 12h do dia 23 de outubro.
Para o Processo Seletivo 2010 estão sendo oferecidas 2.361 vagas em 53 cursos de graduação. Entre as novidades para o próximo ano estão a seleção dos candidatos, que será composta 50% pelas provas do Enem e 50% pelo vestibular tradicional, e o oferecimento de sete novos cursos: Engenharia Bioquímica (50 vagas, aulas nos Campi Cidade e Carreiros), Engenharia Civil Costeira e Portuária e Engenharia Mecânica Naval (ambos com 25 vagas cada e aulas no Campus Carreiros), Química-Bacharelado (50 vagas, aulas nos Campi Cidade e Carreiros), Tecnologia em Gestão Ambiental (30 vagas, aulas no Campus Carreiros), Tecnologia em Gestão Ambiental (30 vagas, aulas no Polo de São Lourenço do Sul) e Turismo Binacional (30 vagas, aula no Polo de Santa Vitória do Palmar).
As provas estão previstas para os dias 13 e 14 de dezembro, com início às 8h em locais a serem divulgados pela Comissão Permanente de Vestibular (Coperve).

Jovem viciado em crack foge do hospital em Pelotas

Durou apenas algumas horas a internação do jovem de 22 anos — viciado em crack — que foi trancado dentro do próprio quarto pela mãe na tentativa de tirá-lo do vício, em Pelotas, no sul do Estado. Para conter o filho, ela construiu uma cela dentro de casa. Há três anos, a família convive com o flagelo do vício pela droga. Internado na tarde de ontem no Hospital Espírita no município — especializado no tratamento de dependentes de drogas, ele fugiu da instituição por volta das 20h15min.

Segundo a mãe, que não quer ser identificada, o jovem conheceu o crack aos 19 anos. A cela tenta impedi-lo de sair de casa. No início, ela havia colocado cama e outros móveis no quarto. Mas como durante a abstinência ele fica nervoso e quebra tudo, ela deixou a peça vazia.

— Eu coloquei grade em todo o quarto e no banheiro que fiz para ele. Tinha tudo ali: cama, TV, videogame. Mas tirei porque ele fica alterado e quebra tudo. Não tive escolha. Só deixei ele com o colchão. Até a caixa de descarga e a pia tive que tirar — relata a mulher.

Esta semana, ela conseguiu um mandado de internação para o jovem no Hospital Espírita, o único que oferece atendimento a drogados.

Depois de ficar trancado na cela por 24 horas ininterruptas, o jovem teve um surto na última quarta-feira. Agressivo, investiu contra paredes, janelas e grades. Desesperada, a mãe chamou à equipe da RBS TV, que registrou as cenas. No desespero da abstinência, tentou cortar os braços e escavar as paredes do quarto.

Acionadas, a Brigada Militar e uma ambulância não chegaram a tempo de conter uma nova fuga do rapaz, que conseguiu sair da cela erguida pela mãe, estourando os cadeados. Antes, eles já haviam estado no local.

— Não é meu filho que está ali. É outra pessoa. Ele não era assim. Está destruindo a vida dele e a minha — lamenta a mãe.

No final da tarde, o jovem foi capturado pela BM, com o acompanhamento de um oficial de Justiça e acabou sendo levado ao Hospital Espírita, de onde fugiu. Durante a noite, ele teria ido até a casa da mãe em busca de dinheiro.

RBS TV PELOTAS

Dia de Vinho será comemorado nesta sexta-feira em Pelotas

O Dia do Vinho será no Salão Paroquial da Comunidade Católica Sant’ana e irá reunir famílias de produtores, representantes das entidades apoiadoras da atividade e a comunidade pelotense.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Colônia Maciel, no 8° Distrito de Pelotas, vai sediar a festa que vem colocando a vitivinicultura da região Sul em destaque. O Dia do Vinho começa às 20h desta sexta-feira, 23, no Salão Paroquial da Comunidade Católica Sant’ana, reunindo famílias de produtores, representantes das entidades apoiadoras da atividade e a comunidade pelotense.

Criado em 2007 pelos produtores de uva e vinho da Colônia Maciel, comunidade Católica Sant’ana, em parceria com diversas instituições, o Dia do Vinho se consagrou no calendário local. Este ano, todos os 500 ingressos postos à venda se esgotaram semanas antes da festa. Os participantes degustarão um típico jantar italiano ao som do grupo Musicanto a Vida, além de terem direito a suco de uva e vinho pelotense.

O representante dos produtores, Jordão Camelato, atribui o sucesso do evento às parcerias e apoios obtidos. “Sem isso não teríamos conseguido”, disse. Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal de Pelotas, Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais apoiam a festa, além da Emater/RS-Ascar, que participa da iniciativa ancorada na Frente Programática Oportunidades do Agronegócio, em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.

Além de congregar todos os elos da cadeia vinícola local e promover a atividade, a ação também valoriza a vitivinicultura com o intuito de incentivar novas famílias e a juventude rural a ingressar na atividade e, muitas vezes, até permanecer no campo em função dela. “Pelotas importa quase a totalidade da uva que consome. Queremos, com esse jantar, incentivar a produção e a comercialização da uva in natura e tornar a vinicultura uma importante fonte de renda no município, assim como é a fruticultura”, aponta o extensionista da Emater/RS-Ascar, Luiz Carlos Migliorini.

Hoje, a atividade é desenvolvida por 102 famílias dos municípios de Pelotas, Canguçu e Morro Redondo, que produzem anualmente 642 toneladas da fruta. Entre os avanços obtidos desde que produtores e entidades se uniram está a qualidade: novas boas práticas foram inseridas, especialmente no que se refere ao manejo de vinhedos, variedades da fruta e enxertia. “Aconteceu um aperfeiçoamento no processo e pudemos comprovar, inclusive com exames laboratoriais, a melhora da qualidade do vinho produzido em Pelotas”, afirma Migliorini.