De Downloads

Travessia entre Rio Grande e São José do Norte.

Aos poucos, embora ainda sem uma definição quanto a túnel ou ponte, a travessia a seco entre Rio Grande e São José do Norte começa a sair da vontade das comunidades da região sul do Estado para a realidade documental.
A notícia sobre Emenda ao Orçamento da União para o próximo ano, garantida através do deputado Cláudio Diaz, foi mais um importante passo nesse sentido, pois, segundo o próprio parlamentar rio-grandino, a verba possibilitará a realização dos estudos sobre o impacto ambiental que precede a obra de grande importância para o desenvolvimento da região e, principalmente, para o setor turístico, considerando que, com a passagem a seco, colocará Rio Grande, São José do Norte, Tavares, Mostardas, Palmares do Sul e Capivari como municípios na rota de passagem no início da BR-101, que certamente ligará o Chuí ao norte do País, sem contar a abertura de condições para que a região da península sul venha a receber indústrias.
A pretensão de Cláudio Diaz, ao fazer a emenda orçamentária, foi acolhida pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados e agora ficará esperando o ano de 2010 para ter a verba liberada, permitindo o seguimento natural do programa que culminará com a grande obra esperada por todos.
Outro fato importante e que merece destaque é a audiência pública marcada para o próximo dia 27, na Câmara Municipal de Vereadores, através de uma proposição do vereador Renato Mattos Gomes (Renatinho-PPS), sobre a pesca artesanal na Laguna dos Patos.
O setor pesqueiro passa por um momento de transformação, com a criação do Ministério da Pesca que, inclusive, acena com o Projeto Anchoita para nossa região, assim como outros projetos que beneficiam os milhares de pescadores da Laguna. Esse encontro deverá contar com a presença do ministro Gregolin e do ministro substituto Dirceu Lopes, assim de como outras autoridades ligadas ao setor e pescadores. Será mais um momento para reivindicar e tirar dúvidas.

NOTÍCI@S


@ A crise de identidade no PDT é tamanha, que o partido prometeu apoio a José Fogaça (PMDB), assinou um pré-acordo de unidade trabalhista com o PTB, firmou um documento ressaltando a afinidade com o PT e faz discurso em defesa da candidatura própria a governador. Rosane Oliveira

@ O PMDB está fechado com a candidatura de José Fogaça ao Piratini, mas deve retardar o anúncio para poupar o prefeito de desgaste antes da hora. Rosane oliveira

@ Governo bloqueia quase 1 milhão de benefícios do Bolsa Família.

Segundo MDS, bloqueios foram feitos por falta de atualização cadastral.
Programa de transferência de renda atende 12,4 mi de famílias no país. Blog du Jaguar

@ O governo vai usar a Caixa Econômica Federal para ofertar serviços bancários a um terço dos 12,4 milhões de beneficiários do programa social Bolsa Família. O decreto presidencial que ratificará a medida deverá, entretanto, proibir a venda casada de serviços, e a concessão automática de crédito consignado. Blog du Jaguar

@ Integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral voltaram à Câmara nesta quinta-feira (19) para pedir pressa na votação do projeto que proíbe a candidatura de políticos com “ficha suja”. A proposta foi entregue à Câmara no mês de setembro acompanhada de 1,3 milhão de assinaturas coletadas em todo o Brasil. Novas assinaturas devem ser acrescentadas em dezembro. Blog du Jaguar

@Uma história de ficção, que se passa em Brasília e tem como pano de fundo o maior escândalo político do governo Lula: o mensalão, suposto esquema de compra de apoio ao governo no Congresso. “Nunca antes na história deste país”, filme de José Padilha, o mesmo diretor de "Tropa de Elite", tem previsão de ser filmado no segundo semestre de 2010 e deve chegar às salas de cinema do país em 2011. O filme foi um dos escolhidos no edital de seleção pública de projetos cinematográficos 2009 do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco vai liberar R$ 1 milhão para a produção da trama. Blog du Jaguar

NOVELA

Em 'Viver a Vida', Luciana (Alinne Moraes) terá uma atitude surpreendente ao aprovar a relação de Marcos (José Mayer) e Helena (Taís Araújo). De acordo com a coluna de Patrícia Kogut, nos próximos capítulos da novela das oito da Rede Globo, Luciana irá receber a visita de Osmar (Marcelo Vale) no hospital, que deixará escapar que Helena está grávida.

Ao saber da novidade, Luciana pedirá para ficar sozinha com o pai e Osmar se retira do quarto. A modelo pergunta ao pai se a gravidez de Helena já está confirmada. Marcos diz que ainda não tem a confirmação pois Helena viajou para Búzios, mas ele acredita que a esposa esteja mesmo esperando um filho.

"Não sei, filha, mas ela me contou como tendo certeza. As mulheres não costumam errar nessas coisas. Mas ela viajou, foi para Búzios. Foi muito pressionada, está se sentindo culpada e achou melhor sair um pouco daqui", disse o empresário.

Em seguida, Luciana pergunta se Marcos está feliz com a notícia.

O empresário confessa que sim, mas que o momento é difícil para pensar em outro filho: "Você é a minha prioridade sobre tudo e sobre todos".

Ao ver a tristeza do pai, a modelo diz que entende que a situação é complicada, mas pede para que ele não desista da sua felicidade por causa dela: "Eu sei, mas não quero que você seja infeliz.

Se a Helena te faz feliz, que seja com ela. Com filho ou sem filho, prometa que vai ser feliz", pede Luciana à Marcos, que se emociona com as palavras da filha.

Canguçu tem 12 pontes afetadas e aulas canceladas por causa da chuva


Município já encaminhou pedido de decreto de situação de emergência à Defesa Civil


A cidade de Canguçu está entre as mais atingidas pela chuva que atingiu o sul do Estado no final da noite de terça-feira e durante o dia de ontem. Pelo menos 12 pontes foram afetadas — nove levadas pela água e três submersas. A rede municipal de ensino cancelou as aulas. A prefeitura alerta para risco de bloqueio da estrada que liga Canguçu a Pelotas. O município já encaminhou pedido de decreto de situação de emergência à Defesa Civil. Segundo o Somar Meteorologia, das 10h de ontem às 10h de hoje, o acumulado de água chegou a 130 milímetros quase o dobro da média mensal, que é 70 milímetros.