Marchezan quer socorro às empresas afetadas pelas enxurradas na região Central

O deputado estadual Nelson Marchezan Júnior esteve reunido com o secretário adjunto da Fazenda no RS, Leonardo Gaffree Dias, tratando sobre a prorrogação dos débitos de ICMS das empresas afetadas pelas enxurradas na região Central do RS.

O secretário mostrou-se sensível ao pedido e disse que a medida deverá entrar em vigor após relatório detalhado das entidades de classe regionais sobre quais empresas tem essa necessidade e de uma análise jurídica de como implementar a moratória ou prorrogação. A resposta deverá ser dada pela Secretaria Estadual da Fazenda ao deputado.

Marchezan reuniu-se com o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, que resultou na liberação para os desabrigados de uma linha de crédito para material de construção para atender exclusivamente pessoas que tiveram residências atingidas pelos temporais e chuvas que vêm ocorrendo. A modalidade de financiamento é extensiva a todas as comunidades gaúchas que estão em estado de calamidade pública pelos efeitos dos fenômenos meteorológicos, conforme divulgado pela Defesa Civil do Estado.

Conforme Marchezan, o banco também avalia a necessidade de uma linha específica para produtores que não tenham seguro da lavoura ou repactuação das dívidas para os casos necessários. Marchezan quer também a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os habitantes das regiões do RS afetadas pelas enxurradas. A exemplo do que ocorreu em SC, e recentemente em Angra dos Reis, Marchezan quer que o dinheiro seja injetado na economia desses municípios, como forma de amenizar e evitar prejuízos ainda maiores ao comércio e indústria local.

VILMAAAAA... CADE O FRED?

Então queridos internautas, tivemos a satisfação de ouvir o vice-prefeito da nossa cidade trazendo a versão dele dos fatos ocorridos em Jaguarão. Na rádio Fênix, nesta segunda-feira, o vice conseguiu se manifestar, já que na sexta-feira passada o proprietário não permitiu que o mesmo desse a entrevista, pois não tinha “agendado”, mas em pleno ar ouvíamos as batidas na porta do estúdio e o vice um tanto perturbado pelas acusações que eram proferidas nessa rádio. Mas foi barrado e ficou “agendado” para o dia 11 de janeiro. E a segunda-feira chegou... Vamos aos fatos, o vice estava bem mais calmo e o radialista idem, mas tudo que se ouviu durante esses dias nessa mesma rádio, nada é verdadeiro, tudo “fofoca” de quem não tem o que fazer, inclusive do próprio radialista, que diz ter vindo de dentro do PT às informações. Mas o vice garante que não deixará a cidade mais uma vez só na mão do prefeito, a menos que o prefeito exija que assim seja feito. Coitado, foi exonerado no dia do seu aniversário e nem sabia, ficou sabendo por terceiros (e diz não possuir mágoas), agora imaginem a situação de comunicação entre prefeito e vice, onde acontece um problema dessa envergadura e o vice fica sabendo por outros... Nossa, é complicado querer sair dessa saia justa sem danos para ambos. Enfim fomos informados que como vice ele quer um local para pôr uma cadeira, uma mesa, um telefone talvez, para poder fazer seus despachos e seguir “ajudando” a cidade. Mas isso vai depender da boa vontade do prefeito, inclusive a tal das PRAÇAS, que muito ouvi falar durante a campanha e nos palanques. Essa promessa era de quem mesmo?? Do vice que não iria receber seu salário... Mas hoje na entrevista com o vice a promessa era do PREFEITO. Provavelmente por serem tão “unidos”, se confundem nas promessas e nas atribuições. E quanto à “trairagem”, o vice diz que nunca aconteceu, que essa articulação foi da oposição, que não queria o vereador gordinho como presidente da Câmara, então aquilo que vimos e ouvimos na plenária dos próprios Ptistas não existiu, foi ilusão das pessoas que lá estavam e que se assombraram com tamanha falta de respeito dentro daquela casa.

Poderia ficar aqui relatando o fracasso que foi essa tentativa do vice de clarear uma administração bagunçada e fadada ao fracasso, já pela própria falta de postura dos chefes maiores, mas vou terminar o meu relato com um fato positivo: O vice-prefeito declarou que vai se dedicar a fazer campanha para seus companheiros, e que acredita fielmente em se ter Deputados da Região nos representando.

Bem já que é assim, que seja da nossa cidade...



Härter foca o mandato em prol dos aposentados, magistério, segurança e meio ambiente

A necessidade de aproximar ainda mais o Parlamento da sociedade, levou o deputado estadual Nelson Härter (PMDB) a percorrer o interior do Estado realizando reuniões, audiências públicas e visitas, para que a população de modo geral, nas diferentes comunidades, soubesse os principais assuntos e projetos de desenvolvimento no Estado. Priorizando a Zona Sul, o deputado manteve reuniões com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região.
No primeiro semestre, Härter acompanhou as questões relacionadas a reserva legal, participando de reuniões com diversas categorias ligadas ao meio ambiente. Apresentou projetos e discutiu, junto com sindicatos rurais, alternativas que permitissem a prorrogação da averbação das propriedades, situação que causava preocupação nos proprietários das pequenas e médias propriedades.
O parlamentar peemedebista destacou a importância da criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas no Estado, como principal ferramenta em defesa dos direitos da categoria. A iniciativa busca a igualdade social e justiça, além de informar aos aposentados os benefícios dos projetos em tramitação no Congresso Nacional.
Na região sul, Härter intensificou visitas nas escolas estaduais para discutir junto com os professores, o plano de carreira proposto pelo governo estadual, que se recusa a aplicar o piso nacional como vencimento básico e rompe a paridade salarial entre ativos e inativos, principalmente congelando o salário dos aposentados do magistério. "O encaminhamento dos projetos que prevêem modificações no plano de carreira do magistério são desprovidos de lógica e bom senso", defendeu o parlamentar.
Para segurança, o parlamentar pelotense criticou a política salarial do atual governo, que concede aumentos consideráveis para categorias bem-remuneradas em detrimento ao reajuste de categorias tradicionalmente mal pagas. "A Assembleia vive uma contradição, aprova aumento de salário para os maiores vencimentos do Estado, enquanto nega para aqueles que ganham menos. Já o Governo alega sempre a falta de dinheiro para reajuste das maiores categorias", criticou. "Será que é esta a demonstração que o Parlamento quer dar como resposta à Brigada Militar?", concluiu.
Feito comemorado por Härter, foi a publicação da Lei 13.310 que institui o Professor Digital no Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa viabiliza a criação de linha de financiamento do Banrisul para os professores comprarem notebooks, e uma emenda, apresentada pelo parlamentar, estende este benefício para professores aposentados e servidores de escolas. "Proporcionar aos professores aposentados iguais condições para aquisição de computadores, instrumento indispensável para a atualização na busca de uma educação de melhor qualidade permite melhorar seus conhecimentos na condição de aposentado da categoria", comemorou.
"Através de emendas, incentivos em eventos ou encaminhamentos nas diversas áreas, concluímos o ano visando construir, para 2010, novas alternativas para a retomada do crescimento econômico da região sul", afirmou o parlamentar.

Romualdo Cunha Jr

O COMBATE NA FRONTEIRA!!!

Ola! Amigos leitores do Blog du Jaguar...

Ainda é madrugada, mas estamos esperando um dia muito agitado na fronteira de Jaguarão com Rio Branco.

Mais uma vez, a prefeitura está marcada por brigas entre o Prefeito e o Vice.

Segundo informações, dizem que a briga deve entrar na mídia da cidade com toda força e que as rádios e jornais locais devem entrevistar o vice.

O que ele deve ter pra falar... isso só saberemos hoje durante o dia.

Mas algumas coisas vamos adiantar no Blog du Jaguar.

- Vamos aos destaques.

*Existe uma briga por dinheiro, vindo de um Deputado de fora, O vice queria que esse dinheiro ficasse com uma determinada pessoa e o Prefeito queria que ficasse com outra. ( Ganhou o Vice )

*O vice queria que a presidência da câmara ficasse com a Vereadora Thiara, o Prefeito queria que ficasse com o Vereador Obert, ( Ganhou o Vice )

*O Vice queria o comando do PT municipal, o Prefeito queria o mesmo. ( Não teve vencedor nesse caso foi consenso)

*O Prefeito deve mandar os vereadores e o Vice para o conselho de ética do PT municipal e em seguida exonerar todos os Ccs do Vice e dos Vereadores traidores (Segundo o José)

*O Vice já perdeu o cargo de Secretário, e quem deve assumir no seu lugar é a velha raposa arcaica do PFL.

Bem, vamos aguardar mais notícias até o final da tarde.

Abraços da equipe do Blog du Jaguar.