URUGUAI INICIA TRASLADO DE CORPOS DE OFICIAIS MORTOS NO HAITI

O comandante da Força Aérea do Uruguai, José Ramón Bonilla, manifestou neste sábado pesar pelas mortes de seis oficiais do país que estavam a bordo de uma aeronave da ONU que caiu ontem no Haiti. Ao todo, 11 pessoas faleceram.
Segundo ele, o trâmite para a repatriação dos corpos já está em curso, e deverá ser concluído entre quarta e quinta-feira.
O ministro da Defesa, Gonzalo Fernández, confirmou que se trata da "tragédia mais importante" da aviação militar uruguaia, devido à quantidade de vítimas. Ele descartou que a queda do avião tenha sido fruto de um atentado.
"Eram pessoas da Força Aérea, bem treinadas. O avião estava em perfeitas condições de voo. A falha humana nunca pode ser descartada", disse.
Os 11 militares mortos -- seis uruguaios e cinco jordanianos -- integravam a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), que opera com 11 mil homens no país desde 2004 e é liderada pelo Brasil.
A aeronave, de modelo CASA Aviocar C-212, fazia um trabalho de reconhecimento na hora da queda. Os militares uruguaios mortos eram José Larrosa (piloto), Santiago Hernández (co-piloto), José Pastor, Enrique Montiel, Yiyí Medina e Néstor Morales. (ANSA)

Zilá se diz agredida por Pont e ameaça processá-lo

Um dia depois do tumulto ocorrido no plenarinho da Assembleia Legislativa, a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) começou ontem a reunir fotos e gravação de imagens com o objetivo de processar o colega Raul Pont (PT) na Comissão de Ética da Casa por quebra de decoro parlamentar. Zilá acusa Pont de agredi-la. A previsão é acionar o colega na terça-feira.

A discussão ocorreu na quinta-feira durante sessão tumultuada em que se analisou o relatório de Zilá sobre pedido de impeachment contra a governadora Yeda Crusius. O texto favorável ao arquivamento do processo foi aprovado por 16 votos, sem a presença dos opositores que saíram do local em protesto.

Apesar de Pont negar que tenha agredido a tucana, o petista contou que dirigiu-se à mesa da comissão especial porque estava insatisfeito com as negativas do líder do governo, Pedro Westphalen (PP), em atender a solicitações da oposição. No início da leitura do trabalho, há fotos do petista afastando o microfone de Zilá. Nesse momento, páginas do documento voaram. Segundo testemunhas, houve trocas de insultos de baixo calão entre o petista e o deputado estadual Alceu Moreira (PMDB).

– É um relatório em que ninguém foi ouvido. Zilá não falou com ninguém nem se reuniu. Esta história de ofensa contra mulher é manobra. Se ela fizer a representação, não tenho nenhum problema de me defender. Agora, ela tem a cara de pau de falar em quebra de decoro – afirmou o petista.

Bate-boca por meio de notas e sites

A polêmica intensificou-se ontem em sites e notas oficiais divulgadas por governistas e oposição. No blog Juventude PSDB, o conflito virou um dos temas principais. Em uma mensagem postada, consta: “Todo homem de verdade sabe que em mulher não se bate nem com uma flor (...). O que se pode dizer de Raul Pont, que agride covardemente uma mulher de quase 70 anos que está sentada fazendo seu trabalho?” Os tucanos aproveitaram para dizer que a situação era uma “agressão” a todas as mulheres gaúchas.

Aliados de Yeda também criticaram a atitude da oposição.

– É um absurdo. Uma pessoa que foi prefeito de Porto Alegre quase bater o microfone numa mulher que está falando. Pont agarrou o microfone e deu um tapa – disse o líder da bancada do PMDB, Gilberto Capoani.

Deputado Diaz no Rodeio Campeiro de Mostardas

O vice-presidente nacional do PSDB, deputado federal Cláudio Diaz (RS), visita hoje os municípios de Tavares e Mostardas, no Rio Grande do Sul.

Em Tavares, o parlamentar tucano terá encontro político, na Câmara de Vereadores, às 9 horas, com vereadores e o com o presidente do partido, Valdemar Silva da Rosa e com lideranças do Sindicato Rural do município. O diretor dessa entidade, Luiz Agnelo Chaves Martins, vai pedir apoio ao deputado para a implementação do turismo na chamada “rota açoriana” do litoral Sul, valorização para a cultura da cebola e industrialização do arroz no município, pois "o grão produzido nessa região é considerado o melhor do País".

Luiz Agnelo adianta que vai entregar ao deputado Cláudio Diaz um relatório sobre problemas ligados ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe, que foi criado há 23 anos, mas cujas terras teriam sido desapropriadas pelo governo sem a devida indenização para os antigos proprietários. O documento também vai relatar as perdas dos agricultores em razão do atraso na abertura da barra da Lagoa do Peixe. Segundo o líder sindical, por esse atraso a água invadiu os campos e matou dezenas de animais na região.

Já em Mostardas, às 11 horas, Cláudio Diaz participará da abertura do 1º Rodeio Campeiro do Piquete do Laçador São Simão) e ao meio-dia Cláudio Diaz vai reunir-se com o presidente do PSDB, Sérgio Costa junto com outras lideranças do PSDB.