Eliseu Padilha confirma disputar indicação ao Senado na convenção do PMDB

Deputado diz estar aberto a conversa pelo bem do partidoO deputado Eliseu Padilha (PMDB) confirmou em entrevista ao Gaúcha Atualidade sua disposição de concorrer com Germano Rigotto a indicação ao Senado na convenção do partido.


— Meu nome está à disposição do partido para a eleição majoritária. Quando será discutido isso? Na convenção. Não há nenhuma voz que possa se sobrepor à voz da convenção.

Sobre a possibilidade de desistir da disputa, por meio de algum tipo de acordo com Germano Rigotto, Padilha diz que está aberto a conversa:

— Em política, sempre temos que admitir que se coloque em primeiro lugar o interesse da população e também o interesse do partido. Eu sou um homem de partido — afirma.

Mas para o deputado, a discussão nas convenções é o que torna os partidos políticos fortes. Segundo ele, num sistema democrático a maioria tem que falar, porém afirma que se sua 'pré-disposição for prejudicial ao partido' está aberto para conversa.


GOVERNO DO PT VAI DAR COMBUSTÍVEL PARA CCs

A edição de um decreto presidencial concedendo ajuda de combustível aos ocupantes de cargos comissionados no governo, deixou a oposição em estado de alerta. Publicado nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União, o decreto 7.132 autoriza cerca de 6 mil servidores de confiança, nomeados na administração direta, autarquias e fundações, a receberem indenização, apelidada de "bolsa combustível", pelo uso de veículo próprio em serviços externos.

Cada um deles pode embolsar até R$ 374 extras ao mês e a conta pode chegar a R$ 25 milhões anuais para os cofres públicos. Os partidos de oposição anunciaram que se reúnem nesta terça (23) para definir medidas destinadas a anular o benefício, provavelmente por meio de decreto legislativo.

O PSDB e o DEM acham esse o caminho mais adequado para barrar o que consideram ação indevida do governo para favorecer a pré-candidata do PT à sucessão presidencial, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O líder do PPS na Câmara, Fernando Coruja (SC), informou, por meio de nota, que a oposição reagirá. "Vamos reunir a assessoria para saber que medidas podemos tomar a partir de um decreto que causa estranheza por causa do período em que ele está sendo editado."

O Ministério do Planejamento informou que a medida, ao contrário, representa economia de gasto público com aquisição e manutenção de frota de veículos, além da contratação de motoristas. Esclareceu ainda que a indenização ocorrerá em casos comprovados de uso do veículo próprio pelo servidor, em missão autorizada por sua chefia imediata.

UFPel disponibiliza lista de espera e convoca para matrícula

Instituição considerou relação de nomes do SiSU.
561 aprovados devem matricular-se nos dias 24 e 25.
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) disponibiliza os nomes dos convocados pela lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No total, foram chamados 561 alunos.

As matrículas deverão ser feitas nos dias 24 e 25 desta semana. Informações referentes à documentação necessária podem ser verificadas no endereço eletrônico da instituição.

O que é o SiSU

O sistema estreou este ano e seleciona para vagas em instituições que consideram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como único processo seletivo. Outras instituições de ensino, que não aderiram ao SiSU, tanto públicas quanto particulares, adotaram a nota do Enem conforme o seu critério: ou como parte da nota ou como primeira fase.

Fonte G1

O CONGO BRASILEIRO

O Congo é uma nação singular, localizada ao centro do continente africano. Um país assolado por conflitos, onde as empresas estrangeiras praticamente cortaram os investimentos devido à falta de infra-estrutura e as dificuldades econômicas impostas pela guerra.

A sua economia é baseada na extração e processamento mineral. Tendo como capital a cidade de Kinshasa, a Republica Democrática do Congo é o 12° maior país do mundo em extensão territorial com imponentes 2.344.858 km².

A África tem o seu Congo, e nós brasileiros também temos o direito de ter o nosso, afinal por que vamos desenvolver nossas cidades se podemos deixá-las a mercê da falta de recursos?

O nosso Congo leva vários nomes, Faixa de Segurança, Faixa de Defesa, Faixa de Defesa das Fronteiras, mas o mais conhecido é Faixa de Fronteira. São 588 municípios (de acordo com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da Republica, já de acordo com o IBGE são 570 municípios) encurralados em uma faixa de 150 km de largura e 16.866 km de extensão, nos deixando a incrível soma de 2.529.900 km². A Faixa de Fronteira do Brasil do Brasil seria a 12° maior nação do mundo em extensão se fosse um país independente, (tirando o lugar do glorioso Congo) menor somente que Brasil e Argentina no território Sul-americano. Para termos uma noção mais precisa essa área é correspondente à aprox. 29,77% do território brasileiro e 13,96% do território da América do Sul.

Sim, em extensão tomaríamos o lugar do Congo, e se as semelhanças não ficassem nisso também somos ricos em minérios e sofremos com os mesmos tipos de problemas relacionados à falta de infra-estrutura e escassez de investimentos.

A Lei n° 6.634 de 1979 restringe a utilidade do capital estrangeiro na área de fronteira, porém essa lei tem base em outras ainda mais antigas, sendo a primeira e mais antiga que se tem registro uma Lei do ano de 1850 promulgada pelo então Imperador Dom Pedro Segundo.

O Congo Brasileiro começa no sul do Rio Grande do Sul e corta o Brasil em direção ao norte, indo pela fronteira até o estado do Amapá, literalmente do Oiapoque ao Chuí. Dos 588 (570) municípios do Brasil atingidos pela Faixa, 182 são gaúchos.

Quando o assunto é economia essas 182 cidades gaúchas ficam praticamente de mãos amarradas. Toda vez que uma grande empresa vem se instalar em nossa região ocorre uma novela dramática. Aprendi nas fileiras trabalhistas que devemos sempre defender a soberania, mas soberania não quer dizer abrir o miolo do país para os estrangeiros e fazer os fronteiriços serem sentinelas de campos e estradas dispersas.

Para tiramos um conclusão é só comparar a parte de nosso estado que faz fronteira com algum país, e a outra parte que não faz. São raros os investimentos privados que recebemos, os recursos públicos também chegam às migalhas. Dos 5 pólos educacionais do RGS 4 estão em zonas fora da Faixa de Fronteira (com a vinda da Unipampa a esperança é de melhoras).

Enquanto a região da Serra, Centro e Metropolitana tem uma industrialização de Primeiro Mundo, nós ainda temos poucas opções de emprego e trabalho para nossa gente. Eu acredito no futuro da nossa terra.


Marcelo Lemos


JOGO POLÍTICO!

Nos próximos dias, dezenas de pesquisas devem surgir, inúmeros institutos estarão com seus exércitos de entrevistadores pelas ruas do estado.

Muitos dos institutos contratados pelos próprios partidos e alguns pelas grandes empresas de mídia.

Mas o cenário eleitoral já começa a se desenhar, O Prefeito da Capital Gaúcha consegue reunir a simpatia da maioria dos partidos, dado a sua longa trajetória política, embasada principalmente pela honestidade e ética, e também ao seu partido que é forte no estado. Mas nem tudo será um mar de rosas para o prefeito que deverá enfrentar nos dias que se seguem, acusações de irregularidades na área de saúde em sua gestão, ou seja, sua maior marca poderá ser abalada antes mesmo do inicio da campanha.

A atual Governadora segue lutando para desfazer a imagem negativa que o PT ajudou a construir, e que agora se arrepende amargamente.

O PT se deu conta, tarde de mais, que levar a atual governadora para o segundo turno será uma grande estratégia política, infelizmente os petistas não são tão bons nessa área, preferem se jogar no mar agarrados no pescoço do rival, mesmo que morram juntos, do que deixar a maré subir levando o inimigo aos poucos para as profundezas.

Vamos aos fatos, digamos que o PMDB seja o adversário do PT no segundo turno. O PT está com um grande problema nas mãos, pois nunca conseguirá sentar para articular uma aliança com o PSDB, PPS e PP.

Ironicamente o PT se deu conta do grande erro e agora tentará derrubar o Fogaça, pois sabe que é mais fácil conversar com PMDB. PTB. PDT, buscando uma articulação.

Dizem que já existe um grande movimento dentro do partido do Lula, que luta para levar o PSDB para o segundo turno, mas pra isso terão que fazer o mesmo jogo de ataques que fizeram ao tentar derrubar a Governadora, dessa vez direcionados ao Prefeito de Porto Alegre.

Alguns sindicatos já estão fazendo sua parte, tentando desestabilizar o Prefeito, Nas rádios e jornais da capital os sindicatos já cobram explicações do Fogaça nas questões dos contratos da secretaria de saúde do município, afirmando existir possíveis irregularidades.

Quem estará por trás desses sindicatos?

Nem sempre destruir, aniquilar o inimigo nos trás bons resultados, agora é esperar para ver, mas uma coisa é certa, o PT acabou nas mãos da Governadora, sem ela no páreo do segundo turno, o PT mais uma vez vai concorrer pelo segundo lugar...


RENATO JAGUARÃO