SENADO: PT resiste a trocar senadores no Conselho de Ética

Oposição e aliados do governo no Senado não têm dúvida de que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), vai se manter no cargo. A dificuldade do Planalto e do PMDB para enterrar no Conselho de Ética as denúncias contra o senador, hoje, é enquadrar o PT. Os governistas decidiram ganhar tempo e o conselho só deverá se reunir na próxima quinta-feira. Antes, terão de superar o impasse criado pelo líder petista Aloizio Mercadante (SP), que se recusa a indicar aliados de Sarney para as duas vagas de titular do bloco governista no conselho. "A reunião da quinta-feira dependerá de circunstâncias favoráveis. Precisamos conversar para termos segurança de que vamos ganhar", explicou o presidente do Conselho de Ética, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), referindo-se à derrubada de 12 recursos contra o arquivamento de ações que implicam Sarney e o líder tucano Arthur Virgílio (AM).
A dificuldade momentânea de sustentar a maioria governista no conselho se deve ao movimento da bancada petista em favor da reabertura de um dos 11 processos contra Sarney, de olho nas eleições de 2010. Das quatro vagas do bloco governista no colegiado, apenas duas estão preenchidas, por João Pedro (PT-AM) e Inácio Arruda (PCdoB-CE). Como os dois primeiros suplentes - a líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), e o senador Delcídio Amaral (PT-MS) - se recusam a votar, a cúpula do PMDB pediu ao presidente Lula que enquadrasse o PT e Mercadante.

Renan e Sarney não admitem "ficar nas mãos" dos outros dois suplentes do bloco, os petistas Eduardo Suplicy (SP) e Augusto Botelho (RR). A saída que o PMDB exige é a de forçar o líder do PT a preencher as duas vagas com o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), e o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).



Fonte: O Estado de S. Paulo - 14/08/09.

Um comentário:

  1. Senhores Blogueiros!


    Tudo no seu devido lugar!

    Graças a dois pedido de Caçassão do Sr. Prefeito José Claudio Martins do PT os Poderes Legislativo e Executivo podem exercerem suas funções públicas de forma harmoniosa.

    O Sr. Prefeito após o atraso da LDO, pessoalmente dirigiu-se a Câmara de Vereadores, humildemente, justificando o injustificável atraso. Por maioria de 6x3 a denúncia foi arquivada, posteriormente com a denúncia de não ter respondido corretamente os pedidos de informação ao Poder Legislativa e enviado que responderia pessoalmente, o processo foi arquivado, mas com a maioria de 5x4 simples pela caçassão.

    Ao que parece o Sr. Prefeito José Claudio Ferreira Martins está inclinado a Governar Pessoalmente, haja vista é forte a informação que dividirá mais o Poder do homem público que todos esperavam.

    Decorrido o ano em exercício, com certeza, nascerá uma nova estratégia em busca do tão sonhado desenvolvimento. Em oito meses de governo deverá ter experimentado os acertos e desacertos da equipe de governo que demonstrou o despreparo para incumbência da gestão pública. O Embrionário poderá desenvolver o início de uma nova era!

    O Secretariado deverá ser renovado, na medida que “cofres” andam caindo nos pés! O Contorno de um novo painel transparente e democrático há de vir, nem que seja aos “cala-te bocas” já implantados. Depois do desgastes do MST e dos contratempos com o vice-prefeito, chegou no antepenúltimo “espinho do sapato” contrataram a esposa do Sem Terra pela pequena quantia de R$ 750,00 lá no Lar de Passagem.

    Assim caminha a política da compra já que não conseguem a imagem do bem fazer.
    Cavalos andam de trio pela cidade e nada do mangueirão que anda em processo de licitação. Isto deverá acontecer, já que o apoiador locutor cobra diariamente e de “leva”, agora, o terreno a ser cedido no Cerro da Pólvora para que o RJ viabilize verbas para construção de um Ginásio Poliesportivo que já tem até nome o “RENATÃO”.

    Os Vereadores da situação, ferrenhos ao Governo Municipal, ainda se espera uma postura um pouca mais franca e aberta a comunidade, pois politicam e militam a favor de TARSO GENRO em ataque kamikase ao Governo Yeda. Nesta esteira fica difícil construir uma “nova aliança “ seja ela esquerdistas e centro esquerdistas do pretenso novo Piratini, afastam os senhores Edis com discurso ofensivos a figuras políticas da cidade revivendo os dias amargos da campanha e este é o penúltimo “cravo” na administração!

    O Último é o PTB Jaguarense que alimenta o ódio do PT e de alguns políticos da agremiação partidária. Aqui a solução é complicada há mágoas pessoais com vice prefeito que prometeu muito nos palanques e agora não dá pra fazer, vive ofendendo o Líder RJ o que deflagra uma série de estratégias contra o Governo.

    Finalmente o que denota do embate político é uma formação de exército para o pleito seguinte. A Nível nacional José Serra PSDB é o nome mais forte para sucessão presidencial, ao Piratini vai ser esculpido FOGAÇA PMDB que deverá ter de aliado o PTB, PDT PP entre outros partidos não simpatizante do PT e TARSO GENRO.

    Se isso acontecer nosso Município será esquecido mais uma vez, já que com o Governo LULA pouco se consegue e com o governo Yeda a Prefeitura nada quer.

    Novamente o nome da esperança, pelo menos para 65% dos eleitores que não votaram no PT, surge Renato Jaguarão que concorrerá a Deputado para representar nossa cidade de Região em busca dos recursos para desenvolver nossa cidade. Pelos comentários em todos os níveis sociais Renato Jaguarão vai obter uma votação em “massa”.


    Como dito! Somos poucos mas não sumimos, somos!


    Do amigo Sancho Panza!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentario, sua colaboração é muito importante para nós.