Inscrições para vestibular da UFSM se iniciam na internet nesta segunda

Pela primeira vez, as inscrições para as provas serão totalmente online.
O vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) só ocorre em janeiro, mas, na prática, a corrida por uma vaga começa nesta segunda-feira. A partir das 8h, candidatos de todo o Brasil poderão se inscrever para o vestibular de verão da universidade, que oferece 3.642 vagas em 93 cursos – distribuídos nos campi de Santa Maria, Silveira Martins, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. O prazo termina em 30 de outubro.
Pela primeira vez, as inscrições para as provas serão totalmente online,
no site da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves).
O fato de o cadastro ser feito em computador não dispensa a leitura atenta do Manual do Candidato, que estará disponível para download no site também a partir de hoje. Nele, constam dados sobre a universidade e seus cursos, além de detalhes do processo seletivo e da própria inscrição. Portanto, antes de começar a digitar seus dados, o aspirante a aluno deve ter lido e entendido o manual.
O cadastro é dividido em etapas. Na primeira, o candidato acessará o site e indicará qual curso gostaria de cursar, em qual campi, escolhe um idioma para a prova de língua estrangeira e diz se vai concorrer à vaga por um dos sistemas de cotas – afro-brasileiro negro, aluno de escola pública, portador de necessidades especiais ou indígena – chamados de Cidadão Presente A, B, C e D, respectivamente (quem não se enquadrar em nenhuma cota, pertence à categoria E). Quem optar pela de afro-brasileiros terá de preencher um formulário de autodeclaração que aparecerá automaticamente na tela.
Para terminar, o aluno informa o e-mail e cria uma senha. Em seguida, ele terá a chance de revisar as informações. Se houver algo errado, é só consertar. Após a revisão, basta salvar os dados e imprimir o boleto bancário.
A segunda etapa é curtinha: pagar o boleto, em qualquer banco ou lotérica. A taxa de inscrição ao vestibular custa R$ 75. Depois dela, o candidato pode relaxar. A terceira fase só começa no ano que vem. Siga lendo a reportagem, que a gente conta o que acontece.
O material de divulgação do vestibular vai homenagear o santa-mariense João Cezimbra Jacques. Autor do primeiro livro escrito aqui – e do conto que deu origem à Lenda de Imembuí –, Jacques foi um dos fundadores da Academia Rio-Grandense de Letras e do Grêmio Gaúcho, que deu origem aos atuais CTGs, sendo, por isso, patrono do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
A iniciativa é do projeto Da Nossa Terra, Nosso Orgulho, que visa a divulgar as riquezas culturais do Estado por meio da campanha do vestibular.


Fonte:Clic RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario, sua colaboração é muito importante para nós.