Pelo menos três cidades da Zona Sul do Estado estão sem luz há dois dias

Pelo menos três cidades da Zona Sul do Estado estão sem energia elétrica há dois dias e não há previsão de restabelecimento do serviço. Em São Lourenço do Sul, Turuçu e parte de Cristal, cerca de 16 mil consumidores tiveram o fornecimento de luz interrompido, devido a queda de uma torre de subtransmissão, que sustenta uma linha de 69 mil Volts entre as subestações de São Lourenço e Camaquã, no leito do rio Camaquã.

A CEEE, concessionária que administra o serviço na região, disse que trabalha com 1.243 pessoas para restabelecer a transmissão. Emergencialmente, a companhia encaminhou à região nove geradores para atendimento aos serviços essenciais (abastecimento de água, serviço de saúde e segurança).

Hoje, técnicos sobrevoaram de helicóptero a região Centro Sul para inspecionar a estrutura danificada e encontrar uma solução para o restabelecimento da energia. Até o início da noite, a CEEE esperava finalizar mais uma etapa do trabalho, feita de barco, e que poderá promover o retorno do serviço antes do anoitecer.

Falta de luz no Estado

Em todo o Rio Grande do Sul, ainda há cerca de 161,4 mil clientes sem energia. As concessionárias ainda não tem uma previsão de quanto o serviço será totalmente restabelecido.

Na área da CEEE, cerca de 50,4 mil clientes ainda estão sem luz. Na capital e Região Metropolitana são, pelo menos 18 mil consumidores. Outras áreas bastante afetadas são os municípios de Camaquã, Turuçu, São Lourenço do Sul e Cristal e a região de Pelotas e arredores, que ainda têm cerca de 30 mil clientes sem energia. No Litoral Norte também há cidades sem luz na área da CEEE. A empresa abrirá as 29 agências comerciais neste sábado, das 8 às 12 horas.

Na área da RGE, há cerca de 60 mil clientes sem energia, segundo o último balanço divulgado pela empresa, por volta das 12h. A maioria das áreas afetadas estão na Região Metropolitana, nas cidades de Gravataí e Cachoeirinha, e na região de Taquara.

Já a AES Sul informou que 48 mil clientes ainda estão com o serviço interrompido. Desses, 39 mil ficam na Região Metropolitana. O call center da concessionária atendeu 18 mil chamadas entre quinta e sexta-feira em razão da falta de energia. Cerca de 800 profissionais trabalham para restabelecer o serviço.

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