Travessia entre Rio Grande e São José do Norte.

Aos poucos, embora ainda sem uma definição quanto a túnel ou ponte, a travessia a seco entre Rio Grande e São José do Norte começa a sair da vontade das comunidades da região sul do Estado para a realidade documental.
A notícia sobre Emenda ao Orçamento da União para o próximo ano, garantida através do deputado Cláudio Diaz, foi mais um importante passo nesse sentido, pois, segundo o próprio parlamentar rio-grandino, a verba possibilitará a realização dos estudos sobre o impacto ambiental que precede a obra de grande importância para o desenvolvimento da região e, principalmente, para o setor turístico, considerando que, com a passagem a seco, colocará Rio Grande, São José do Norte, Tavares, Mostardas, Palmares do Sul e Capivari como municípios na rota de passagem no início da BR-101, que certamente ligará o Chuí ao norte do País, sem contar a abertura de condições para que a região da península sul venha a receber indústrias.
A pretensão de Cláudio Diaz, ao fazer a emenda orçamentária, foi acolhida pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados e agora ficará esperando o ano de 2010 para ter a verba liberada, permitindo o seguimento natural do programa que culminará com a grande obra esperada por todos.
Outro fato importante e que merece destaque é a audiência pública marcada para o próximo dia 27, na Câmara Municipal de Vereadores, através de uma proposição do vereador Renato Mattos Gomes (Renatinho-PPS), sobre a pesca artesanal na Laguna dos Patos.
O setor pesqueiro passa por um momento de transformação, com a criação do Ministério da Pesca que, inclusive, acena com o Projeto Anchoita para nossa região, assim como outros projetos que beneficiam os milhares de pescadores da Laguna. Esse encontro deverá contar com a presença do ministro Gregolin e do ministro substituto Dirceu Lopes, assim de como outras autoridades ligadas ao setor e pescadores. Será mais um momento para reivindicar e tirar dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario, sua colaboração é muito importante para nós.