Parlamentares apostam na viabilidade do projeto de trem na Metade Sul

Após a garantia da realização do estudo de viabilidade técnica para a construção de uma linha de trem de passageiros entre as cidades de Rio Grande e Pelotas pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, parlamentares garantem levar adiante o projeto que contemplará a Metade Sul.
Os vereadores Carlos Fialho Mattos (Patola), do PPS, e Milton Martins (Miltinho), do PT, juntamente com o deputado estadual Alexandre Lindenmeyer (PT), planejam novas ações para dar seguimento ao projeto. Para discutir novas propostas, participaram da audiência o diretor-presidente da Trensurb, Marcos Arildo, o consultor da Trensurb, Paulo Timóteo, e o gerente de operações da empresa, Rubens Pazin.
Na reunião com a direção da Trensurb, a importância do investimento para os municípios de Rio Grande e Pelotas foram evidenciados. “Essa proposta, sugerida em 2005 pelo vereador Patola na Câmara Municipal, pode solucionar um dos problemas mais significativos do nosso Município, a mobilidade urbana, e, por isso, possui o meu total apoio”, avalia Lindemeyer.
Segundo nota, o consultor da Trensurb, Paulo Timóteo, considerou que o estudo de viabilidade econômica leva aproximadamente seis meses para ser concluído e é apenas o primeiro passo desse projeto.
No dia 20 de maio, a Fundação Universidade do Rio Grande (Furg) será palco do 1º Encontro sobre Transporte e Mobilidade Sustentável, uma oportunidade para a comunidade debater o assunto que já faz parte do cotidiano dos rio-grandinos há alguns anos.
Lindenmeyer garantiu presença no evento, promovido pelo professor dr. Heitor Vieira. “Um dos maiores gargalos do nosso Município será motivo de debate, e a participação da comunidade é fundamental”, argumenta o deputado, que convidou o diretor de Relações Institucionais do Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro Filho, e o diretor-presidente da Trensurb, Marcos Arildo, para palestrar na ocasião.

Polo Naval
Em reunião da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável ocorrida na manhã de quarta-feira, 30, na Assembleia Legislativa, Lindenmeyer apresentou o plano de atividades e a sistemática de trabalho da subcomissão para tratar do Polo Naval.
Lindenmeyer propôs a realização de quatro audiências públicas para debater o assunto. A proposta é que as discussões sejam realizadas na Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e na Assembleia Legislativa. Sendo ainda programada uma audiência na cidade de Pelotas e uma visita ao Polo Naval da região, com os deputados que compõem a subcomissão no local.
A proposta foi aprovada pelos deputados Luis Fernando Schimidt (PT), José Sperotto (PTB), Luciano Reindecker (PSDB) e pelo presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Adilson Troca (PSDB). As audiências serão realizadas sempre após as reuniões da Comissão de Desenvolvimento Economia e Desenvolvimento Sustentável.
Segundo Lindenmeyer, serão organizadas ações conjuntas entre União, Estado, prefeituras, empresas públicas e privadas, sindicatos e instituições de ensino, ciência e tecnologia com o intuito de diagnosticar o impacto do investimento não apenas na cidade do Rio Grande e na região, mas, sobretudo, no Estado do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario, sua colaboração é muito importante para nós.