Analistas projetam inflação maior pelo IPCA pela sétima semana seguida

Analistas do mercado financeiro acredita que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá fechar o ano em 6,34%, de acordo com pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira pelo BC. Esta é a sétima revisão consecutiva para mais do IPCA no ano, taxa superior aos 5,6% estimados pelo BC no Relatório Trimestral de Inflação divulgado no final de março. Para o próximo ano, a perspectiva de inflação permaneceu em 5%.


O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Aplicada (Fipe) sofreu ligeiro aumento na estimativa anual, ao passar de 5,54%, na pesquisa anterior, para 5,57%, nesta semana. No próximo ano, houve correção também: de 4,75% para 4,76% até dezembro de 2012. O IPC-Fipe se refere somente ao mercado de São Paulo.[3]

Em relação ao reajuste dos preços administrados ou monitorados por contrato (combustíveis, energia, telefonia fixa, educação, saúde e outros) neste ano, o boletim Focus manteve a perspectiva de alta de 4,80% este ano, e de 4,5% em 2012. O mercado elevou o reajuste de dois dos índices medidos pela Fundação Getulio Vargas (FGV). No caso do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), a variação passou de 7% para 7,01% e, no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), de 7,04% para 7,06%. Ambos apontam para alta de 5% no ano que vem.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario, sua colaboração é muito importante para nós.