Comitiva cumpre agenda no Ministério dos Transportes

A comitiva de prefeitos da Zona Sul está em reunião com o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Entre os assuntos tratados a duplicação da BR-392 no trecho entre Pelotas e Rio Grande, a construção da segunda ponte sobre o rio Jaguarão e a hidrovia da Lagoa Mirim com a possibilidade de destinar uma draga a manutenção dos canais de navegação da região.Passos foi informado pelo Dnit que o empenho foi liberado na segunda-feira (17). Os contratos para a elaboração de estudos técnicos da segunda ponte sobre o rio Jaguarão podem ser assinados na próxima semana.A situação da linha férrea e da ponte na BR-116 afetada na enchente de janeiro também foi debatida. A seguir os prefeitos visitarão os deputados da bancada gaúcha.
Por: Anna Fernandes
OPINIÃO DO BLOG DU JAGUAR
E agora será que sai, ou vamos ficar esperando mais 8 anos, o fato é que não tem verba prevista no orçamento da união, onde está a verdade, vamos esperar e ver no que vai dar.
VEJA A MATÉRIA DE 8 ANOS...PUBLICADA PELO MESMO DIÁRIO POPULAR DE PELOTAS.
25/04/2001
Zona sul: Acordo binacional a respeito da ponte sobre o rio Jaguarão chega ao Congresso Nacional
O presidente Fernando Henrique Cardoso encaminhou ao Congresso Nacional o texto do acordo entre os governos das Repúblicas Federativa do Brasil e Oriental do Uruguai para a construção de uma segunda ponte sobre o rio Jaguarão, ligando as cidades de Jaguarão e Rio Branco. No documento também constam dados a respeito da recuperação da atual ponte Barão de Mauá.A informação é do secretário executivo da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul), Élbio Abreu, que tem acompanhado a tramitação do acordo, desde as primeiras tratativas, de sua passagem pelo Ministério das Relações Exteriores até a Casa Civil da presidência da República, onde foi examinado pela consultoria jurídica do Governo.Em Pelotas, o presidente da Azonasul, Dari Pagel, prefeito de São Lourenço do Sul, já procurou o deputado federal Fetter Júnior, responsável direto pela viabilização dos R$ 3,4 milhões incluídos no Orçamento Geral da União para o início das obras da nova ponte, solicitando ao parlamentar que tente agilizar a votação do projeto na Câmara dos Deputados.O acordo binacional representa um investimento total de R$ 14 milhões, a serem fornecidos pelos governos do Brasil e do Uruguai, sendo 25% a cada um e mais 50% colocado à disposição da iniciativa privada, através de uma concorrência pública internacional.Após a aprovação do acordo pela Câmara dos Deputados e Senado Federal, o governo brasileiro declara Decreto Legislativo e deve comunicar as autoridades uruguaias para que o acordo seja submetido à avaliação do Congresso daquele país. Depois de aprovado e passando a vigorar, os ministérios dos Transportes dos dois países realizam licitação pública binacional para a concessão e construção de uma nova ponte MAUÁ - Também foi encaminhado ao Congresso, o texto relativo a recuperação da Ponte Barão de Mauá, edificada em 1930 e que há muito tempo apresenta rachaduras em sua estrutura. A atual ponte, que possui valor arquitetônico e histórico, já não atende ao tráfego pesado resultante do intercâmbio comercial entre o Brasil e Uruguai. Os dois países querem a preservação deste patrimônio e pretendem utilizá-la somente para o trânsito de veículos leves.Conforme Abreu, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) vai contratar um projeto completo, que aponte todas as disposições necessárias para a total recuperação da Mauá, incluindo o orçamento da obra.
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