GETÚILO VARGAS 24 AGOSTO 1954



Rio de Janeiro de 24 de agosto de 1954. O estampido de um tiro põe fim à Era Vargas. Há cinquenta e cinco anos, o presidente da República viu no ato de tirar a própria vida, a única alternativa para não ser deposto, diante da crise política que envolveu seu gabinete.

Getúlio Dornelles Vargas cumpria a promessa da noite anterior, feita na última reunião ministerial:

– Só morto deixo o Catete!

Depois de redigir a carta-testamento, disparou o tiro fatal contra seu coração. O Brasil amanhecia em comoção com a morte do estadista.

O estopim para pressionar a renúncia de Getúlio Vargas, foi detonado pelo chefe da guarda presidencial, Gregório Fortunato. Na noite de 5 de agosto, ele teria mandado assassinar um dos principais oposicionistas do Catete, o jornalista Carlos Lacerda, que fazia uma campanha acirrada pela saída de Vargas. Os tiros do atentado da Rua Tonelero, somente feriram o pé esquerdo de Lacerda, mas mataram o major da Aeronáutica, Rubens Vaz. Informado do assassinato,Vargas disse:

– Esse tiro é uma punhalada em minhas costas.

Os culpados foram presos e Fortunato foi considerado o mandante do crime pela investigação comandada pela Aeronáutica.

O cerco se fechava sobre o Catete com a insatisfação de brigadeiros e generais, que deram um ultimato para Getúlio Vargas renunciar ao cargo de presidente.

Lacerda e um grupo de militares – entre eles Golbery do Couto e Silva e Sílvio Frota – tramavam contra o que denominavam de república sindicalista. O pivô de toda crise tinha nome – João Goulart, o Jango, que fora alçado para a pasta do Trabalho. A crise se acendeu quando Goulart propôs um aumento de 100% no salário mínimo.

Getúlio foi obrigado a demitir Jango, mas manteve o reajuste salarial. Acrescida a esta decisão, o governo não encontrava solução para a inquietante inflação que rondava a economia do país, motivando dois anos antes, um protesto que reuiniu 500 mil pessoas contra a carestia na manifestação da Panela Vazia. Getúlio que nasceu em São Borja (RS) em 19 de abril de 1882, foi quem governou o país por mais tempo: de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.

A chegada ao poder ocorreu após liderar a Revolução de 1930, com a deposição do presidente Washington Luís. Foi na primeira fase da Presidência que instalou o chamado Estado Novo, a partir de 1937.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario, sua colaboração é muito importante para nós.