CÂNCER DE MAMA, VAMOS PREVINIR...

Conheça seu corpo

Previnir é o melhor remédio

As características das mamas variam de uma mulher para outra, modificando-se no decorrer da vida, particularmente no ciclo menstrual, durante a gravidez e com o passar dos anos.
Estas diferenças você pode ver e sentir, fazendo o auto exame. Mediante uma leve pressão exercida com os dedos você poderá sentir a estrutura mais ou menos granulosa e nodular da glândula mamaria, que se encontra no interior da mama rodeada por tecido adiposo e que está particularmente desenvolvida na parte superior externa. As duas mamas raramente são idênticas. É comum que uma mama seja um pouco maior que a outra ou que esteja um pouco mais baixo que a outra.

O Câncer de Mama: o que é

O Câncer de Mama é o crescimento anormal de células originárias do tecido glandular mamário. As células do nosso corpo estão constantemente se reproduzindo por um processo rigorosamente regulado. Porém, no câncer essas células perdem o controle da divisão e se reproduzem de forma rápida, desencadeando o aparecimento de nódulos, denominados de neoplasia ou tumor.
O câncer de mama ocorre predominantemente nas mulheres, 99% dos casos, mas pode também acontecer entre os homens, 1% dos casos.
O Câncer de Mama é o mais freqüente entre as mulheres e o que mais causa morte entre elas. É uma doença tão perigosa quanto fácil de ser combatida. A melhor prevenção é o diagnóstico precoce. Basta aprender a se tocar!

Fatores de Risco: Preste atenção

História familiar de câncer
Idade acima de 40 anos
Primeira menstruação antes dos 11 anos
Menopausa tardia (após os 55 anos)
Nenhuma gravidez
Primeiro filho acima dos 30 anos
Obesidade
Dieta pobre em fibras e vitaminas
Exposição à radiação
Álcool

Sintomas: cuidado, câncer de mama não dói

Nódulo ou "caroço" na mama ou na região da axila
Secreção com sangue pelo mamilo
Calor, inchaço e vermelhidão na mama
Alteração da forma ou tamanho da mama
Endurecimento da mama (casca de laranja)
Pode aparecer dor em uma fase mais avançada

Diagnóstico: como saber

São 3 os procedimentos básicos utilizados na detecção do câncer de mama:
AUTO-EXAME - o caroço na mama é o mais forte indício de câncer de mama, que toda mulher pode perceber, fazendo em sua própria mama, exames regulares.

CONSULTA AO MÉDICO - você deve confiar em seu médico comunicando a ele se há suspeita de caroço na sua mama, se há algum sangramento ou secreção no mamilo e se há casos de câncer de mama em sua família.
MAMOGRAFIA - é um exame auxiliar do diagnóstico simples de ser feito. É rápido e não dói.

Tratamento: previnir é o melhor remédio

O tratamento é determinado de acordo com o estágio do tumor.
Quando o tumor é detectado precocemente e, portanto, ainda é pequeno, é simplesmente retirado. Quando é maior, há necessidade da mastectomia ( retirada total ou parcial da mama).
Em alguns casos, é recomendado a quimioterapia e/ou radioterapia.
Quanto mais cedo diagnosticado, maiores são as chances de cura.

Aprenda a se tocar: o toque que salva

O auto-exame das mamas é muito simples. A melhor época para fazê-lo é alguns dias (5 a 7 dias) após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15.

Lute com um simples toque

Diante do espelho

Eleve e abaixe os braços. Observe se há alguma alteração na pele, mudança no formato, abaulamentos ou retrações. Aperte suavemente o mamilo de cada seio e verifique se há alguma secreção.

Durante o banho

Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila.
Faça o mesmo na mama esquerda.

Deitada

Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita.

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Em 1998, foram registrados 8.044 mortes decorrentes deste tipo de câncer. Dos 305.330 novos casos de câncer com previsão de serem diagnosticados em 2001, o câncer de mama será o principal a atingir a população feminina, sendo responsável por 31.590 novos casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario, sua colaboração é muito importante para nós.