Delegação de Brasil e Uruguai recupera marcos que separam os países

Em 30 de outubro de 1909, a República Federativa do Brasil concedeu à República Oriental do Uruguai soberania sobre parte das águas da Lagoa Mirim e do Rio Jaguarão.

Na véspera do centenário do Tratado da Lagoa Mirim, uma delegação com representantes dos dois países está em Jaguarão, onde se prepara para aperfeiçoar a caracterização da fronteira. A missão a bordo da Lancha Miragaia, da Marinha brasileira, parte amanhã da foz do Rio Jaguarão com membros da Segunda Comissão Brasileira Demarcadora de Limites, subordinada ao Ministério das Relações Exteriores, e da Comissão de Limites e Caracterização da Fronteira Uruguai-Brasil, vinculada ao país vizinho.

A delegação programa revitalizar 67 marcos até o final do mês. No caso da Mirim, os marcos ficam em ilhas ou na beira das águas.

Saiba mais

A fronteira entre Brasil e Uruguai tem 1.068,1 quilômetros de extensão.- A fronteira é delimitada pelo Tratado de Limites (1851) e o da Lagoa Mirim (1909).- O Tratado da Lagoa Mirim foi assinado em 1909. Antes a Lagoa Mirim e o Rio Jaguarão pertenciam ao Brasil. Depois, metade do Rio Jaguarão e parte da lagoa passaram ao Uruguai.

Zero Hora


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario, sua colaboração é muito importante para nós.