DEMOCRACIA!!!

Democracia é uma forma de governo composta de três poderes: o executivo, o legislativo e o judiciário. Todos eles mandam. É uma beleza! Fica muito mais fácil administrar uma sociedade e justificar qualquer ação meio duvidosa por conta de sua legitimidade.

Esse sistema é tão bom, justo, eficiente, que todos deveriam adotar suas normas. Deveria servir de molde para todas as associações humanas. Em empresas comerciais, em clubes, no exército; em qualquer sociedade que deseje o máximo de eficiência na condução do interesse de seus componentes.

Um exército, por exemplo, comandado por três generais seria invencível. No grupo social básico, que é a família, esse modelo seria ideal e tão eficiente quanto o é na administração de um país. O pai manda, a mãe manda, e o filho também manda. Seria uma harmonia sem defeitos. Dá para imaginar o pai dando uma ordem e a família obedecendo? Sucesso absoluto! Depois, a mãe também dá uma ordem e todos obedecem. O filho, por seus direitos de mando, exercita esse poder, sendo respeitado pelos pais, e a família toda vai se consolidando cada vez mais; sempre unida. Uma beleza!

Bem, parece que há uma incoerência por aí. Só parece. À primeira vista, essa observação parece proceder, mas na prática os procedimentos são legais e legítimos. É só olhar as leis – feitas pelos próprios.

No exemplo citado, o pai, antes de dar uma diretiva, faz um conchavo, digo, um acordo com a mãe e o filho. É claro que a mãe vai exigir uma bolsa nova, e o filho um aumento de mesada, mas tudo se ajeita. Sempre há um jeitinho. Quando a mãe é que resolve mandar, cede a algum pedido do pai e faz uma sobremesa especial para o filho. Este, por sua vez, não faz previamente acordo nenhum. Bate o pé, faz birra, ameaça quebrar o espelho ou coisa parecida, mas é só os pais fazerem uma promessa qualquer e tudo volta ao normal. Assim, bem entendidos e tolerando uns aos outros em defesa de seus interesses, passam os dias felizes porque, afinal, aplicam e respeitam os valores da democracia que se sustenta sobre três pilares. É uma harmonia que não tem igual!

Deve-se tirar desse sistema as conclusões lógicas. Onde três mandam, tudo funciona melhor. É uma verdade matemática também: três vale mais do que um. Uma orquestra com três maestro executa uma partitura com muito mais fidelidade ao compositor. Um avião com três comandantes faz a viagem muito mais rápido e pousa no lugar certo, sem divergência de um milímetro. Caso contrário, abre-se rigoroso inquérito e não se fala mais nisso. Três juízes, apitando um jogo de futebol, darão muito mais correção e emoção aos assistentes. Um navio com três comandantes faz um itinerário em ziguezague, mas chega ao destino. Afinal, a linha mais curta entre dois pontos é o ziguezague.

Ainda bem que o Brasil está em plena democracia, onde os três poderes exercem soberanamente suas prerrogativas. Cada poder executa seus interesses, digo, deveres em celestial espírito de renúncia e em beneficio do país. É verdade que as decisões de cada um são precedidas de uma conversa em sala fechada, mas isso é necessário para que haja um bom entendimento, felicidade e justiça para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario, sua colaboração é muito importante para nós.