Região Sul comemora Dia Internacional da Mulher

Santa Vitória do Palmar será a sede do encontro regional alusivo às comemorações do Dia Internacional da Mulher, 8. Com atividades diversificadas, a reunião contará com a presença de grupos de mulheres de vários municípios da região sul do Estado. O evento ocorrerá na Praia do Hermenegildo, a partir das 9h da próxima segunda-feira, 8. A organização é fruto de uma parceria do Sindicato Rural e Prefeitura, com apoio da Emater/RS-Ascar.
No decorrer do dia, serão realizadas atividades como painéis motivacionais e relacionadas à preservação do meio ambiente. O encontro contará também com um espaço destinado à apresentação de manifestações culturais dos municípios participantes. Para encerrar as comemorações, serão realizados sorteios de brindes e passeio turístico.
A valorização do trabalho feminino, a criação de oportunidades de renda e a recuperação da autoestima são as metas que norteiam o trabalho da Emater/RS-Ascar. As extensionistas de bem-estar social através de encontros, oficinas e reuniões, possibilitam o acesso à informação e especialização para milhares de mulheres. Para a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Cléria Jacondino, a troca de experiências e a oportunidade de geração de renda são os principais fatores que contribuem para a qualidade de vida e para o exercício da cidadania no ambiente rural.

Além de Santa Vitória do Palmar, outros municípios da região também realizarão encontros.

Em Herval, as comemorações serão durante toda a semana do Dia Internacional da Mulher. As atividades incluirão palestras, sorteio de brindes, apresentação de produtos artesanais e exibição de filme.

Já Santana da Boa Vista realizará no dia 8, a partir das 9h, no Galpão Anita Garibaldi, palestras sobre a Lei Maria da Penha e sobre a prevenção de doenças. O encerramento ocorrerá na Praça Central com mateada e brincadeiras.

Histórico

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março em alusão a um incidente ocorrido neste dia, no ano de 1857, com operárias de uma fábrica de tecidos da cidade norte-americana de Nova Iorque. Uma greve deflagrada pelo grupo foi reprimida com violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, foi decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica. A data foi criada não apenas para promover a comemoração, e sim para a promoção de debates e reuniões com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade. O esforço é para tentar diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario, sua colaboração é muito importante para nós.