CERRITO


Lei que determina aplicação de pelo menos 30% dos recursos repassados pelo FNDE na compra de produtos da Agricultura Familiar para a alimentação escolar somou-se a meta da administração municipal de Cerrito de valorizar a produção local como forma de aumentar o crescimento econômico através da geração de emprego e renda.
A Lei 11947 de 16 de junho de 2009 determina que no mínimo 30% do total de recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações.
O município de Cerrito tem como base econômica a produção agropecuária, responsável por 76% do Valor Adicionado Fiscal, e aproximadamente 1500 propriedades rurais de pequeno e médio porte, sendo que 98% são baseadas na Agricultura Familiar.
Em sistema de parceria, a Prefeitura e a Emater fornecem apoio e incentivam a produção local. A assistência técnica aos produtores é fornecida pela Emater e todo o apoio operacional é feito pela Prefeitura através da Secretaria da Agricultura do Município.
De acordo com o prefeito José Flavio Vieira, a aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar irá gerar incremento considerável na economia do Município, beneficiando centenas de famílias que tem na produção rural de pequeno porte sua principal fonte de renda. Segundo ele, a utilização de alimentos da produção local na alimentação escolar já estava prevista pelo Executivo cerritense e deverá ser implantada já no segundo semestre do ano letivo.
A promoção de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar vem recebendo atenção especial da Secretaria da Educação de Cerrito, que já promoveu mudanças consideráveis na alimentação escolar, buscando a qualificação dos alimentos oferecidos aliada a redução de custos, sob a coordenação da nutricionista do município Renata Solé.

Gabriela Stigger
Jornalista – MTB 11306

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario, sua colaboração é muito importante para nós.