PSDB nacional orienta sobre eleições 2010

O presidente estadual do PSDB e vice-presidente nacional do partido, deputado federal Cláudio Diaz (RS), participa, neste momento, de reunião d e dirigentes estaduais do partido, em Brasília, a fim de definir as diretrizes para as eleições 2010. O encontro foi convocado pelo presidente da sigla, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE).




Yeda e Diaz ajustam pauta para reunião do Codesul em Campo Grande

Antes de viajar a Campo Grande (MS) para a reunião dos governadores dos estados integrantes do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que ocorre nesta quarta-feira (18), em Campo Grande (MS), a governadora Yeda Crusius esteve em Brasília ontem (17). Na sede da Embaixada do Rio Grande do Sul, despachou com assessores e reuniu-se com o deputado Cláudio Diaz e parlamentares da bancada federal gaúcha para discutir questões referentes ao pré-sal. Entre elas, a divisão dos royalties de exportação do petróleo existente na camada de pré-sal com os estados brasileiros. O assunto foi a pauta principal dos trabalhos da Câmara Federal desta terça-feira. Yeda Crusius defende que a repartição dos royalties resultantes da produção do pré-sal seja feita a todos os estados. Para isso, sugere a utilização dos Fundos de Participação dos Estados e Municípios, argumentando que eles são os melhores modelos de distribuição. O governo gaúcho também já desenvolve estudos para implantação de uma política de desenvolvimento industrial para o Rio Grande do Sul a partir do pré-sal. Foi criado um comitê para agregar ao debate a Assembleia Legislativa, a Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), entidades empresariais, sindicais, universidades e a sociedade civil.

Ferrosul

Em Brasília, Yeda tratou também de ajustes das proposições gaúchas para criação da Ferrosul, pauta que o Rio Grande do Sul está levando à reunião do Codesul. Os governadores deverão instituir um grupo de trabalho, composto por representantes dos estados - incluindo o BRDE -, para elaborar o projeto da ferrovia de interligação entre os estados do Sul do Brasil - Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Os participantes vão firmar protocolo de intenções para o desenvolvimento do sistema ferroviário na área do Codesul.
A meta é aumentar a integração de transportes entre os estados do Codesul, as demais unidades da Federação (em especial com as regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil) e os países fronteiriços, que compõem a maior fronteira agrícola do mundo.
Dentro dessa estratégia, é considerada a necessidade logística de garantir transporte eficiente e de baixo custo para o escoamento das safras agrícolas, para a movimentação de insumos e para o deslocamento de outros produtos e serviços associados à economia das regiões. O encontro mantido pela governadora Yeda Crusius em Brasília para tratar desses assuntos teve a participação também do secretário de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario, sua colaboração é muito importante para nós.