CRÔNICA DA SEMANA!!!

O técnico de um grande time de futebol não tem o direito de errar. Ele é responsável por sonhos, responsável pela felicidade alheia. Não se aceita quando um técnico erra. Ele é demitido, sofre repressão, é chamado de burro pela torcida, a imprensa não sai do seu pé. O torcedor brasileiro não perdoa o técnico.

O título deste texto, a frase de Saint Exupéry no livro “O Pequeno príncipe” expressa a responsabilidade de determinadas pessoas sobre outras. Somos sim, responsáveis por aqueles que cativamos, mesmo que esses não nos tenham cativado.

Ou será que o Ronaldo não tem responsabilidade sobre aquela geração que cortou o cabelo ao estilo cascão e que imitava o ídolo em tudo? O próprio seriado “Rebelde” que entrou em milhões de lares de nossa América Latina através da TV aberta influenciou nossas crianças com cabelos espetados e coloridos.

Os nossos amores, as pessoas que tanto admirávamos, até mesmo às pessoas em quem nos espelhávamos. Quem nunca se decepcionou? Quem nunca errou seu pensamento sobre alguém próximo ou alguém atuante em nosso meio de vida?

Quando se recebe o voto de uma certa quantidade de pessoas, passa-se a representar essas pessoas, sem o direito de errar, assumindo a responsabilidade por aquilo que se cativou. Não interessa se o voto tenha sido por amor, por trabalho ou por se crer na idéia que foi pregada. O direito de errar vos é suprimido.

Nenhum povo jamais cresceu sem liderança. Um povo acéfalo é um povo morto.

Evoluímos milhões de anos. Nos comunicamos com qualquer pessoa do mundo a qualquer hora. Pessoas que nunca se viram podem ter filhos juntos por meios artificiais. Chegamos a lua. E ainda assim, não temos discernimento para escolhermos nossos líderes. Peço para os “PTRALHAS” da nossa sociedade que, por favor, ainda nos permitam sonhar, crer que existem ídolos, confiar nas pessoas, votar tranquilamente. Que possamos buscar empregos sem necessidade de apadrinhamento e que possamos investir no próprio negócio sem medo.

No fim do livro, o pequeno príncipe volta para seu planeta. Assim como ele, chegou a hora de muita gente voltar para o seu planeta, digo, sua casa.


Um comentário:

  1. ...AS PESSOAS PRECISAM TER MAIS CORAGEM E ENTENDEREM QUE PRECISAMOS SIM DE NOVOS E OUSADOS MOMENTOS,É PRECISO MUDAR FAZER DE UMA OUTRA FORMA E PARA ISSO VAMOS TER QUE CORRER RISCOS,HÁ UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS PADECENDO POR FALTA DE CONDIÇÕES BÁSICAS DE LEVAR A VIDA ELES PRECISAM QUE JUNTOS POSSAMOS TER A OPORTUNIDADE E ESSA SÓ IRA ACONTECER COM A UNIÃO DE TODOS.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentario, sua colaboração é muito importante para nós.