Curso de LIBRAS Nível 4 é novidade na Católica

O Grupo de Estudos Surdos promove o Nível 4, correspondente a um estágio pós-avançado. As aulas são destinadas a quem já tem conhecimento da língua e quer continuar aprendendo ou se preparar para ingressar no curso profissionalizante de intérprete. Mais uma opção para aqueles que, com sua atuação, garantem mais espaço para o surdo na sociedade.

Com conteúdo diferenciado, o curso de LIBRAS Nível 4 apresenta técnicas e propostas diferentes das demais vistas nos outros níveis. “A LIBRAS precisa de técnicas além de saber o sinal em si”, explicou a aluna Mônica Leon, que se prepara para ingressar nesse nível. Mais conversação, aulas gravadas, saídas para interação, inclusive na Associação de Surdos de Pelotas são os destaques do curso. Mônica, que é professora de química na rede estadual, investe no curso para estar preparada caso encontre em sala de aula algum aluno surdo. “A comunidade surda está se movimentando, e quero ter a oportunidade de me comunicar com eles”, destacou.

Se os níveis 1, 2 e 3 representam o contato com o alfabeto e a comunicação básica, o Nível 4 representa um estágio de pré- intérprete. Conforme o professor do curso, Fabiano Rosa, as particularidades em LIBRAS serão o grande destaque, incluindo a abordagem de formas de expressão e classificadores – diferentes maneiras de realizar uma comunicação sem sinal específico. Conversação com a comunidade surda na prática e relato de experiências de intérpretes serão pontos destacados. Os próprios professores que atuam no curso são surdos, e os intérpretes que participam estão lá apenas como relatores de vivências.

Abrindo espaço
Aproximadamente 500 pessoas já realizaram cursos de LIBRAS na Católica. Segundo a coordenadora do Grupo de Estudos Surdos da Universidade, professora Clarisse Siqueira Coelho, esta marca representa que, cada vez mais, o surdo ganha espaço na sociedade. O motivo é simples: a oportunidade de comunicação cresce em locais variados do município. “Em qualquer lugar que o surdo vá, onde houver um intérprete vai haver comunicação, seja em hospitais, lojas ou escolas. Quando proporcionamos condições, todo mundo ganha, principalmente o surdo”, explicou.

Para participar
As aulas para o Nível 4 serão realizadas aos sábados, das 8h30min às 11h30min. O investimento é de quatro parcelas de R$ 45,00. As inscrições devem ser feitas na Central de Atendimento, localizada no Campus I da UCPel (Rua Gonçalves Chaves, 373). Inscrições para os níveis 1, 2 e 3 também podem ser feitas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 2128-8202, 2128-8246 ou 2128-8243.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario, sua colaboração é muito importante para nós.